quarta-feira 6 de dezembro de 2023
Foto: MP-BA
Home / JUSTIÇA / MP-BA inicia censo étnico-racial e traz programação especial no ‘Novembro Negro’
segunda-feira 20 de novembro de 2023 às 12:54h

MP-BA inicia censo étnico-racial e traz programação especial no ‘Novembro Negro’

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realiza a partir desta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, censo institucional para mapear o perfil étnico-racial dos seus membros e servidores. O formulário para autodeclaração de raça/cor será disponibilizado, até o dia 19 de dezembro deste ano, para preenchimento obrigatório no acesso dos integrantes aos Sistemas de Gestão de Acompanhamento (Siga) das respectivas carreiras.

Segundo o presidente do Comitê de Monitoramento da Implementação do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional do MPBA (Comperi), o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAODH), promotor de Justiça Edvaldo Vivas, o mapeamento tem papel fundamental para a Instituição “implementar ações de prevenção e combate ao racismo institucional e à intolerância religiosa e fomentar a igualdade racial, contemplando nos quadros internos a diversidade étnico-racial da população baiana”. O Comperi foi instituído ano passado pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Atualmente, o MP baiano conta com 2.173 servidores e 586 membros, entre promotores e procuradores de Justiça.

Programação

De 20 a 24 de novembro, uma série de eventos será promovida pelo MP. No dia 21, a programação (confira aqui) é aberta ao público, com realização de painéis que discutirão os temas ‘Educação Antirracista’ e ‘Representatividade Negra do MPBA’. A abertura da semana ficará por conta da procuradora de justiça Marcia Virgens. Além do promotor Edvaldo Vivas, a semana contará com a participação da doutora em Difusão do Conhecimento Régia Mabel Freitas, da Profa. Vitalina Silva, vencedora do Prémio Educação da Rede Globo 2023, e das promotoras de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz e Ana Emanuela Rossi, coordenadora em exercício do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc).

Veja também

Comissão de Justiça aprova projeto que obriga cadastro de devedor de pensão alimentícia no eSocial

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta última terça-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas