domingo 26 de maio de 2024
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Home / NOTÍCIAS / Salvador recebe evento para discutir arborização urbana diante das mudanças climáticas
terça-feira 14 de maio de 2024 às 18:37h

Salvador recebe evento para discutir arborização urbana diante das mudanças climáticas

NOTÍCIAS


Discutir a arborização das cidades e a riqueza dos biomas do Nordeste é um dos objetivos do X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), que acontece entre esta terça-feira (14) e a quinta-feira (16), na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu. O encontro, coordenado pela engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Lucineide Teixeira, busca trabalhar temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores, além de cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

De acordo com Lucineide, a realização de um evento como este é primordial, pois todas as cidades, médias e pequenas do nordeste brasileiro possuem dificuldades com relação à arborização. “A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) vem com o objetivo de tratar essa pauta, mostrando a importância da existência das árvores nos ambientes urbanos, e de que forma as pessoas podem ter uma relação mais harmônica com elas”, pontua.

O secretário da Secis, Ivan Euler, celebrou a presença de representantes de cidades nordestinas na discussão de um tema que é extremamente relevante para os cidadãos. “Com o agravante das mudanças climáticas, a exemplo do que tem acontecido no Rio Grande do Sul, as pessoas estão se dando conta de que a arborização urbana é importante exatamente para a gente mitigar e diminuir os impactos dessas mudanças. Salvador, por exemplo, já tem um Plano Diretor de Arborização e um Manual de Arborização com especificação das plantas adequadas. E o encontro traz essa pauta ainda mais à tona para o cidadão e para a gestão”.

Ações municipais

O gestor lembrou ainda do Disque Mata Atlântica, um case de sucesso do município. “Lançamos em maio, dentro da Operação Plantio Chuva, convidando a população a indicar locais e chamando os moradores para plantar com a Prefeitura. A intenção é que eles entendam a importância e o compromisso de cooperar com a gestão, mantendo as nossas árvores vivas, crescendo. É um case que pode ser uma referência para outras cidades, tanto do Nordeste como do Brasil”, completou Euler.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, demonstrou orgulho em participar de um evento sobre o tema. “Ainda por cima gerido por uma soteropolitana, que é engenheira agrônoma e servidora da Defesa Civil, o que mostra o compromisso da Prefeitura em abraçar essas discussões voltadas à arborização urbana, além de perceber a presença de tantos representantes de secretarias e órgãos da gestão. Temos certeza de que, através deste diálogo, nós estamos nos capacitando para continuarmos sendo a melhor Prefeitura em todas as áreas”, destacou.

O gestor lembrou que abril foi o mês que mais choveu em Salvador, e que a Prefeitura tem feito esforços, especialmente onde há queda e tombamento de vegetais, para que imediatamente se tenha a solução do replantio de um outro vegetal e, consequentemente, gerações futuras possam aproveitar o ambiente. “São milhares de árvores replantadas neste período da Operação Chuva e essa ação prática vem fazendo a diferença neste momento que discutimos mudanças climáticas”, completou Macêdo.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no site oficial do evento, no endereço www.enau.salvador.ba.gov.br.

Veja também

A hipótese de que a humanidade é uma ‘Inteligência Artificial’ antiga

De narrativas religiosas a teorias científicas, os seres humanos têm procurado entender de onde viemos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas