terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NEGÓCIOS / Geração própria de energia elétrica alcança 16 GW de capacidade e quase 2 milhões de consumidores
quarta-feira 14 de dezembro de 2022 às 19:34h

Geração própria de energia elétrica alcança 16 GW de capacidade e quase 2 milhões de consumidores

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A geração distribuída acrescentou 1 GW ao sistema em um intervalo de apenas 36 dias. Além disso, o Brasil chegou à marca de 1,5 milhão de usinas de microgeração e minigeração distribuídas pelo País.

Nesta última terça-feira (13), o Brasil alcançou a marca de 16 gigawatts (GW) de capacidade em geração própria de energia elétrica, também chamada de Geração Distribuída (GD). O resultado, puxado pela energia solar, conta também com a evolução de fontes complementares, como o biogás, a biomassa, a energia eólica, a energia movida a potencial hidráulico e a cogeração a gás natural.

Outro importante marco alcançado pela GD nesta data é a quantidade de consumidores que geram sua própria energia: o Brasil ultrapassou 1,5 milhão de usinas de microgeração e minigeração distribuídas pelo País e deve, nos próximos dias, chegar a 2 milhões de unidades consumidoras (UC’s) que utilizam a geração distribuída no país. Cada UC representa a casa de uma família, um estabelecimento comercial ou outro imóvel abastecido por micro ou mini usinas, todas elas utilizando fontes renováveis.

De acordo com Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), “a GD se consolidou ao longo de 2022 como a modalidade de energia que mais cresce no Brasil. A geração distribuída deve terminar o ano com praticamente o dobro da capacidade que tinha em janeiro. Definitivamente, 2022 é o ano da geração própria de energia elétrica – uma alternativa acessível, limpa e renovável”. Entre os cerca de 2 milhões de consumidores beneficiados, a maioria (47,9%) dos projetos é do grupo residencial, seguido pelo consumo comercial (29,1%), rural (14,5%) e industrial (6,9%).

A geração própria de energia ajudou a colocar a fonte solar na terceira posição da matriz elétrica nacional: cerca de 2/3 da potência dessa fonte vem da geração distribuída, em telhados ou projetos de minigeração, contra 1/3 de geração centralizada (as fazendas solares de grande porte). A expectativa é de que a GD cresça mais 0,5 GW de capacidade na fonte solar ainda em 2022, empurrando-a para o segundo lugar na matriz. Projetos de geração de energia para consumo próprio a partir do biogás ou da biomassa também vêm crescendo e apresentam grande potencial – especialmente no interior do Brasil.

A evolução da geração própria de energia passa principalmente pelos benefícios oferecidos por essa modalidade, em diferentes aspetos. Para os consumidores, a GD se tornou uma alternativa para garantir previsibilidade e baixar custos, além de contribuir com a transição energética. Em relação ao sistema elétrico nacional, a geração própria de energia reduz custos de transmissão e distribuição e contribui para a segurança do sistema, além de utilizar fontes renováveis.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

Veja também

Parlamento da Geórgia aprova após brigas a controversa “lei de agentes estrangeiros”

Críticos argumentam que polêmica legislação aproxima país da Rússia e o distancia de aderir à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas