sexta-feira 24 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Eleição pode jogar para 2023 definição do embaixador dos EUA no Brasil, revela coluna
quinta-feira 28 de julho de 2022 às 10:58h

Eleição pode jogar para 2023 definição do embaixador dos EUA no Brasil, revela coluna

MUNDO, NOTÍCIAS


As eleições legislativas que acontecerão em novembro deste ano nos Estados Unidos poderão jogar de acordo com a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, para 2023 a definição do novo embaixador americano no Brasil.

Diplomatas daquele país explicam que, se a Casa Branca não indicar um novo embaixador para o Brasil até agosto, provavelmente o Senado americano não analisará esse nome em 2022.

O argumento é que, a partir de setembro, os senadores dos Estados Unidos estarão focados na campanha para as eleições legislativas naquele país, o que inviabiliza a análise de indicações para embaixadas.

Depois de novembro, a aposta entre diplomatas americanos é que a votação das indicações de embaixadores fica para os senadores que assumirão os mandatos a partir de 2023.

Fontes do Departamento de Estado americano ouvidas pela coluna sustentam que a eleição presidencial no Brasil não teria nenhuma influência nessa definição.

Cargo vago

O posto de embaixador dos Estados Unidos no Brasil está vago desde julho de 2021, quando o diplomata Todd Chappman se aposentou. Desde então, a embaixada é comandada pelo encarregado de negócios.

Em janeiro de 2022, o governo americano chegou a indicar Elizabeth Bagley para ser a nova embaixadora no Brasil. O Senado americano, porém, não aceitou o nome dela durante votação realizada em junho.

A recusa de Bagley ocorreu após a divulgação de uma entrevista de 1998 na qual ela deu declarações sobre Israel que desagradaram republicanos e democratas defensores do país do Oriente Médio.

Veja também

Instituto Brasil-Israel lamenta morte de brasileiro feito refém pelo Hamas e ressalta a urgência de acordo em busca da paz

“O Instituto Brasil-Israel (IBI) lamenta profundamente a notícia da morte de Michel Nisenbaum, brasileiro-israelense sequestrado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas