quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Home / DESTAQUE / Encontro entre o governador da Bahia e o presidente do Benin fortalece os negócios
sexta-feira 24 de maio de 2024 às 19:44h

Encontro entre o governador da Bahia e o presidente do Benin fortalece os negócios

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Com o objetivo de fortalecer os laços culturais e econômicos entre a Bahia e a República do Benin, país localizado na África Ocidental, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), receberam, na tarde desta sexta-feira (24), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, o presidente do país africano, Patrice Talon. Na presença do vice-governador Geraldo Júnior, do senador Otto Alencar e de secretários estaduais, além do embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, e ministros beninenses, as autoridades trataram de parcerias futuras importantes, em diversas áreas.

Recepcionado pelo trade turístico da Bahia, por um grupo de capoeiristas e representantes de religiões de matriz africana, Patrice Talon agradeceu o apoio do governo baiano e disse estar muito feliz por estar no estado. “Aqui, me sinto em casa. A Bahia é um pouco do Benin e o Benin é a Bahia. Sabemos que temos uma ligação histórica e uma força para influenciar o mundo. Hoje, a minha visita vai abrir as relações entre os nossos povos. Vamos trabalhar para que isso aconteça, por nossos filhos e netos”, afirmou.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

A importância de um intercâmbio turístico e cultural entre Bahia e Benin foi o destaque do encontro. O presidente africano mencionou o desejo de um voo direto entre Salvador e Cotonou (sede do governo do Benin) para promover a aproximação entre os dois lugares, que possuem características semelhantes, como a cultura vibrante, museus, praias deslumbrantes e uma rica biodiversidade. “O momento para reconectar a Bahia à África já chegou. Que possamos dar o exemplo de desenvolvimento compartilhado e que os nossos ancestrais nos abençoem. Axé”, disse Talon.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Jerônimo Rodrigues destacou que a Bahia está de portas abertas para cooperar com o país africano. “Estamos muito felizes com a visita do presidente Patrice Talon. Tivemos uma breve reunião em que acertamos possibilidades de intercâmbio de cultura, agricultura, fazenda, turismo, religiosidade, relações internacionais. Queremos estreitar esses laços e criar um ambiente de parceria e de irmandade. No mês de junho deste ano, uma comitiva de Benin já vem a Bahia para trocar experiências na área de segurança pública e agricultura familiar”, afirmou o governador, que também fez questão de apresentar ao presidente do Benin o acarajé, quitute consagrado como patrimônio da Bahia.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Relação cultural

A ligação cultural entre a Bahia e o país africano é antiga. Desde 1988, a capital baiana abriga a Casa do Benin, um espaço localizado na Rua Padre Agostinho Gomes, perto do Taboão, no Pelourinho, com um importante acervo afro-brasileiro. Neste sábado (25), a comitiva do Benin visitará o espaço pela primeira vez.

Sobre o Benin

O país tem cerca de 12 milhões de habitantes e faz fronteira com o Togo, Nigéria, Burkina Faso e Níger. Tem como capital Porto Novo, embora a maior cidade seja Cotonou. O idioma oficial é o francês e outras línguas africanas, como fon, yoruba, bariba.

A principal atividade econômica desenvolvida no país é a agricultura de subsistência, onde destaca-se o cultivo de milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e mandioca. O local também é exportador de algodão e produtos têxteis.

Culturalmente, o Benin é conhecido por suas tradições artísticas, incluindo a escultura em bronze e madeira, tecelagem e cerâmica. As festividades e rituais tradicionais também são muito importantes para a identidade nacional.

Veja também

Arthur Lira anuncia comissão para discutir PL sobre aborto no segundo semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta terça-feira (18) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!