quarta-feira 19 de junho de 2024
Foto: Gov. Federal
Home / DESTAQUE / Vida pessoal x trabalho: Brasil é colocado em Top 10 de países com melhor equilíbrio
sexta-feira 24 de maio de 2024 às 17:10h

Vida pessoal x trabalho: Brasil é colocado em Top 10 de países com melhor equilíbrio

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Conciliar vida pessoal e trabalho pode ser uma tarefa difícil, mas os brasileiros parecem ter dominado esse assunto. O Brasil está entre os 10 países com o melhor equilíbrio entre esses dois aspectos segundo um estudo feito pela Remote, empresa de tecnologia de RH.

O que nos ajudou a entrar no ranking foi “o generoso pagamento de subsídio para doença e auxílio maternidade, bem como o sistema de saúde universal financiado pelo governo”, diz a empresa. A Remote também destaca nossa cultura “viva”, com opções variadas e vibrantes de música, culinária e esporte. O país foi o único da América Latina a entrar na lista.

Países com melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho:

1. Nova Zelândia

2. Espanha

3. França

4. Austrália

5. Dinamarca

6. Noruega

7. Holanda

8. Reino Unido

9. Canadá

10. Brasil

Nova Zelândia e Espanha oferecem mais dias de férias

O topo do ranking é ocupado pela Nova Zelândia, por conta de sua “economia forte”, que a possibilita performar bem em outros indicadores. A ilha oferece 32 dias de férias, tem alto índice de auxílio-doença e também conta com acesso universal à saúde. Claro que as paisagens exuberantes também contam a seu favor.

Em segundo lugar, está a Espanha, que “ainda sabe colocar a vida antes do trabalho”, diz o estudo. As férias na nação europeia são ainda mais generosas: 36 dias, e a semana de trabalho é mais curta que a média. O potencial turístico do país também é levado em consideração, não só por ser opção de lazer mas também por fortalecer a economia.

A França completa o top 3, com destaque para seu alto PIB (Produto Interno Bruto), uma semana de trabalho de 25,6 horas em média e um “salário mínimo generoso”. Além disso, o país aprovou, em 2017, uma lei que dá aos funcionários o direito de não ver ou responder e-mails e mensagens de trabalho fora do horário laboral a fim de reduzir o estresse.

A Austrália é considerado o quarto melhor país para conciliar vida e trabalho. As mais de 3 mil horas de sol durante o ano, um dos maiores salários mínimos por hora e o pagamento de 100% do salário durante ausências por saúde fazem do país um bom destino para quem procura bem estar.

Considerada um dos países mais felizes do mundo, a Dinamarca não podia ficar de fora da lista. Segundo o estudo, o país nórdico também oferece 36 dias de férias, 100% do pagamento do salário durante ausências por saúde, acesso universal à saúde e uma cultura de trabalho que incentiva horas livres durante o expediente.

Noruega, Holanda, Reino Unido e Canadá completam o top 10, com motivos muito semelhantes aos demais países: a união de benefícios trabalhistas, economias fortes e semanas de trabalho curtas.

Veja também

Empresas com benefícios fiscais serão obrigadas a preencher cadastro da Receita; entenda

A Receita Federal publicou nesta terça-feira (18) a Instrução Normativa 2.198/2024, que institui a Declaração …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!