sexta-feira 17 de maio de 2024
Ex-deputado baiano Otoniel Saraiva, presidente da Assed-BA - Foto: Reprodução/Gazeta Bahia
Home / POLÍTICA / Deputados baianos ficam pobres na política
domingo 8 de março de 2020 às 08:06h

Deputados baianos ficam pobres na política

POLÍTICA


Com a política eu perdi um posto de gasolina, três carretas, duas lojas de pneus e 150 bois gordos. Todos continuam meus amigos, mas eu não quero mais, desabafou

Conforme publicou Levi Vasconcelos em sua coluna no A Tarde, a figura do político é sempre evocada pelo imaginário popular como protagonista de estrepolias que em grande parte desaguam na corrupção. Um olhar bem acurado sobre os cenários que envolvem alguns atores desse jogo, mostra alguns que andaram no reino e hoje estão na plebe.

Até nisso dizem que alguns roubaram e foram incompetentes, não souberam administrar, mas tem os que perdem dinheiro do bolso mesmo, e não são poucos. É disso que Givaldo da Silva Lopes, o Gika, foge como o diabo da cruz.

Indigência

Empresário em Serrinha, Gika se elegeu conforme lembrou a publicação de Levi, deputado estadual em 2014 pelo PT, como aliado do então prefeito Osni Cardoso (PT).

Em 2018 trocaram as bolas. Gika desistiu da reeleição para apoiar Osni, com a garantia de que seria o candidato a prefeito este ano.

De repente, Gika agradeceu a Osni e bradou: ‘Tô fora!”. Por que isso?

“Com a política eu perdi um posto de gasolina, três carretas, duas lojas de pneus e 150 bois gordos. Todos continuam meus amigos, mas eu não quero mais”, desabafou Gika.

Menos mau para ele. Otoniel Saraiva, ex-deputado com base em Alagoinhas, presidente da Associação dos Ex-Deputados da Bahia, é quem sabe na palma da mão sobre ex-parlamentares que estão literalmente de cuia na mão.

Imaginar um ex-deputado vendendo flores ou qualquer outro tipo de coisa para sobreviver, fazer vaquinha entre amigos para um exame ou até mesmo para comer é meio difícil, mas os relatos de Otoniel Saraiva (Ex-deputado pelo PSDB entre 1995 e 1998) comprovam a veracidade das informações acima.

E pensando em dar um novo alento aos ex-deputados e seu familiares, que em 2017 nasceu a Assed-BA Associação dos ex-deputados da Bahia, inspirada numa entidade homônima criada no estado do Ceará há mais de 30 anos.

O estatuto da entidade baiana utilizou parte do estatuto da entidade cearense, com o aval de seus membros, explica o ex-deputado baiano Otoniel Saraiva, presidente da Assed-BA.

Entre estaduais e federais, a entidade já conta com 690 filiados, que não têm obrigações financeiras, mas muitos deles são representantes como esposas ou filhos de deputados já falecidos.

A Assed-BA dá apoio jurídico, financeiro e humanitário aos ex-deputados ou suas viúvas. Otoniel nos confessa histórias de ex-deputados que tiveram grande projeção na vida política e que passaram a viver com extrema dificuldade

“É muito triste. Alguns chegam aqui pedindo ajuda e não têm nem o dinheiro da passagem de volta”, disse Saraiva.

Veja também

Genial/Quaest: Bolsonaro, Haddad, Michelle: veja os líderes em rejeição

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por mais da metade dos brasileiros, mostra a primeira pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas