segunda-feira 17 de junho de 2024
Bolsonaro, Michelle e Haddad - Fotos: Divulgação/Montagem
Home / DESTAQUE / Genial/Quaest: Bolsonaro, Haddad, Michelle: veja os líderes em rejeição
segunda-feira 13 de maio de 2024 às 19:37h

Genial/Quaest: Bolsonaro, Haddad, Michelle: veja os líderes em rejeição

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por mais da metade dos brasileiros, mostra a primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a próxima eleição presidencial. Segundo o levantamento, divulgado nesta segunda-feira, 54% dos eleitores dizem que não votariam no ex-mandatário em 2026.

A pesquisa presencial foi realizada entre os dias 2 e 6 de maio. A Quaest ouviu 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro está impedido de disputar um cargo público até 2030. Em junho do ano passado, a Corte entendeu que o ex-presidente praticou abuso de poder político e usou indevidamente meios de comunicação ao atacar as urnas eletrônicas em reunião com embaixadores. Por isso, ele não poderá concorrer em 2026.

No levantamento da Quaest, os entrevistados podiam declarar se votariam ou não em nove possíveis presidenciáveis. Embora Bolsonaro seja o mais rejeitado numericamente, dentro da margem de erro, ele está em empate técnico com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) — ambos são rejeitados por metade dos eleitores. O presidente Lula (PT) vem em seguida, e 49% não votariam para reeleger o petista daqui a dois anos.

Cerca de um em cada três brasileiros não votaria na presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para suceder Lula no Executivo Federal. Ela empata tecnicamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rejeitado por 30%.

Os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Minas, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que disputam o espólio de Bolsonaro, têm baixa rejeição: 27%, 25% e 24%, respectivamente.

Veja as rejeições dos possíveis presidenciáveis:

  • Jair Bolsonaro: 54%
  • Fernando Haddad: 50%
  • Michele Bolsonaro: 50%
  • Lula: 49%
  • Gleisi Hoffmann: 34%
  • Tarcísio de Freitas: 30%
  • Ratinho Júnior: 27%
  • Romeu Zema: 25%
  • Ronaldo Caiado: 24%

Veja também

Programas de Salvador colaboram para sucesso de atletas em competições internacionais

Seguir a carreira esportiva é uma trajetória que, além de esforço e dedicação diários, também …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!