quarta-feira 15 de maio de 2024
Home / JUSTIÇA / Corregedoria do TRE-BA realiza mutirão em Jacobina
segunda-feira 28 de outubro de 2019 às 06:03h

Corregedoria do TRE-BA realiza mutirão em Jacobina

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Com o objetivo de apoiar os cartórios eleitorais no alcance das metas processuais determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de prestar uma atividade jurisdicional de excelência, com celeridade e na trilha da Política de Priorização do 1º Grau, a Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA) realizou, de 16 a 25 de outubro, mutirão sediado em Jacobina. O trabalho englobou 37 (trinta e sete) zonas da região e movimentou 1.222 processos durante o período.

A equipe, designada pela Portaria CRE-BA nº 21/2019, foi composta de 10 pessoas, sendo coordenador o servidor Thiago do Nascimento Amado, lotado Seção de Apoio e Assistência Jurídica (SEAJU), unidade pertencente à CRE-BA. Atuaram ainda dois juízes, João Paulo Guimarães Neto (titular da 46ª Z.E.) e Marley Cunha Medeiros (titular da 167ª Z.E.), designados pela Portaria nº 299/2019 da Presidência.

Com o intuito de reforçar a parceria entre a CRE-BA e os juízos de 1º grau, também integraram a força-tarefa servidores dos cartórios eleitorais, o que contribui ainda para o aumento do intercâmbio entre as serventias do interior e a unidade correcional.

Após o terceiro mutirão promovido sob a gestão do desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, o saldo obtido é animador, já que além da baixa dos estoques, atualização da tramitação no SADP e publicação de atos no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), houve contribuição notória para formação e atualização dos servidores cartorários que compuseram a equipe de trabalho, bem como valorização daqueles que se sobressaíram no desempenho de suas atividades, alçando suas zonas a posição de destaque no cenário da justiça eleitoral baiana.

Nesse contexto, em breve síntese, segundo o Portal da Transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em abril do corrente ano o estado da Bahia possuía estoque de 4.690 (quatro mil seiscentos e noventa) processos, situação que, após os resultados dos mutirões, correições extraordinárias e Projeto de Uniformização e Atualização de Práticas Cartorárias, obteve considerável melhora, com redução do estoque para 2591 processos.

Veja também

Em eleição de cidade menos populosa da Bahia vence quem procura eleitor que mora fora

Para governar o município com menor população na Bahia, os candidatos terão de pensar além …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas