domingo 26 de maio de 2024
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Paulo Pimenta, disse que a reforma ministerial é questão "de horas"! Foto: Lucas Leffa/Flickr Paulo Pimenta
Home / NOTÍCIAS / Lula escolhe Paulo Pimenta para comandar ações federais no Rio Grande do Sul
quarta-feira 15 de maio de 2024 às 07:23h

Lula escolhe Paulo Pimenta para comandar ações federais no Rio Grande do Sul

NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) escolheu Paulo Pimenta (PT) para comandar as ações federais na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, estado em situação de calamidade pública em função da tragédia causada pelas inundações que atingiram mais de 400 municípios e já causaram 149 mortes.

A notícia foi divulgada pelo colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, e confirmada pela TV Globo.

Pimenta é gaúcho e deputado federal do PT eleito pelo estado. Ele deixa o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República para assumir a nova função no governo.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o presidente concluiu que, pela dimensão e complexidade da situação do Rio Grande do Sul, é necessário criar um ministério extraordinário de apoio à reconstrução do estado.

A ideia é que a pasta coordene todas as ações para o estado com os demais ministérios e tenha trânsito e faça relação com governadores e prefeitos. Laércio Portela deve assumir interinamente o comando da Secom.

Autoridade federal

Em uma reunião ministerial desta segunda-feira (13), Lula sinalizou aos ministros que pretendia anunciar a criação de uma autoridade federal no Rio Grande do Sul. O objetivo é ter um coordenador do governo federal na ajuda aos trabalhos de reconstrução do estado, representando o presidente nesse processo.

Além da criação da autoridade federal, Lula anunciará na quarta-feira (15) medidas de auxílio direto aos gaúchos afetados pela tragédia.

Entre elas, uma linha de crédito para pessoas físicas com a União como garantidora e também uma espécie de “voucher” pago em uma parcela para ajudar a população que perdeu tudo a recomprar os bens que perdeu.

Veja também

A hipótese de que a humanidade é uma ‘Inteligência Artificial’ antiga

De narrativas religiosas a teorias científicas, os seres humanos têm procurado entender de onde viemos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas