O deputado Pastor Isidório Filho (Avante) defendeu junto ao governador Rui Costa a “urgente” reforma e ampliação das instalações do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Isidório Filho contou que as instalações do IML estão em estado precário, “causando inclusive, mal-estar e transtornos aos funcionários e agentes do Departamento de Polícia Técnica. Além do governador, as indicações do parlamentar foram encaminhadas ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Telles Barbosa, e o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Elson Jeffeson Neves da Silva.
“O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues é o maior e mais relevante e famoso IML da Bahia que atende a população baiana e soteropolitana em momento difíceis para qualquer cidadão”, contou Isidório Filho, lembrando que o IML realiza exames cadavéricos de violência ou suspeitos de terem sofrido violência; exames de vivos vítimas de violência (agressões, violência sexual, acidentes, etc); e aferição de embriaguez, seja por álcool ou demais drogas lícitas ou ilícitas.
Além disso, o Nina Rodrigues, conforme pontuou Isidório Filho, lida com temas mais técnicos, como anatomia patológica, que é a pesquisa de tecidos de órgão retirados de cadáveres, em busca de anormalidades macro ou microscópicas que indiquem morte por causa externa (envenenamentos e intoxicações). E também a antropologia forense – a investigação de caráter genético de restos humanos e ossadas degradadas demais para sofrerem a necrópsia normal.
Sediado no bairro dos Barris, em Salvador, o IML é legalmente vinculado ao Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) e é o mais antigo e importante dos quatro institutos do órgão. “Fundado no início do século XX, precisamente em 1906, o Nina Rodrigues é de longe o maior e mais importante equipamento público voltado para emissão de laudos de óbitos de causas naturais ou violentas da Bahia”, afirmou o parlamentar.
De acordo com ele, o atual prédio que sedia o equipamento público foi inaugurado em 8 de março de 1979, portanto, há 41 anos. Além disso, o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues é referência técnica e institucional não só para o DPT do Estado como para todo o país. “Nosso IML é uma dos maiores do Brasil e da América Latina, prova disso é a dimensão do seu corpo técnico, que atualmente conta com 368 peritos e com um aporte mensal do governo do estado na monta de R$ 160 milhões”, concluiu.