Conforme matéria na IstoÉ, o mapa do vinho brasileiro está se expandindo para o Nordeste. Depois de o Vale do São Francisco ter obtido o selo de Indicação de Procedência (IP), um novo terroir desponta em meio à exuberância natural da Chapada Diamantina, na Bahia. Há um ano, conforme Celso Masson, da revista, a Vinícola Uvva abriu as portas na cidade baiana de Mucugê e desde então tem celebrado conquistas no Brasil e no exterior.
O deputado federal João Leão (PP), que ainda colabora com os empresários desse setor, comemorou nesta sexta-feira (31) após matéria repercutir. Leão conseguiu atrair dezenas investidores, principalmente produtores de uvas de Santa Catarina. Esse empenho pelo progresso da Bahia vem desde quando foi secretário estadual no governo de Jaques Wagner (PT) e posteriormente, vice-governador na gestão de Rui Costa (PT).
Leão estimou que na fase inicial do projeto seriam gerados entre 500 e 1 mil empregos diretos e indiretos. Na fase final, deve chegar a 2 mil empregos. Os investidores catarinenses montaram em Barra uma cooperativa específica para a iniciativa, que inicialmente se dedica ao plantio de uva e posteriormente a agroindústria, para produção de vinho, suco de uva integral e uva de mesa.
Sendo o maior incentivador da criação de um Polo Viticultor na Bahia, Leão comemora repercussão positiva. Para o parlamentar, a vinícola UVVA tem um alto padrão que eleva o estado a um patamar internacional de enoturismo e fortalece o segmento viticultor baiano.
A matéria da UVVA, publicada pela revista IstoÉ, é o mais recente projeto da Fazenda Progresso, do já consagrado café Latitude 13, promete aos amantes do vinho requinte e sofisticação. Conforme apurou o #Acesse Política, são 52 hectares (ha) de vinhedo plantado. O projeto é concebido para produzir 400 mil garrafas por ano, entre vinhos tintos de guarda, brancos e espumantes.
“Valeu amigo. Isto junto com a Vinícola VAZ e agora 29 novas Vinícolas na Barra, localizado no médio São Francisco. Mostra que a coisa na Bahia está dando certo. Já somos campeões no Brasil com o Vinho Testarde da Terra Nova em Casa Nova Ba (Miolo) o Ferro Doido o Campeão da Vaz e agora os da UVVA, é a Bahia entrando no cenário nacional do Vinho, vamos em frente, os baianos merecem mais empregos e desenvolvimento no interior. Vamos atrair ainda mais, já estou empenhado em Brasília nisso”, comemorou o deputado Leão.