terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Novo presidente da Odebrecht será um nome escolhido de fora da empresa
terça-feira 1 de dezembro de 2020 às 16:53h

Novo presidente da Odebrecht será um nome escolhido de fora da empresa

NOTÍCIAS


Com lideranças internas dizimadas pela Lava-Jato, a Odebrecht deve apostar em um nome de fora para suceder o executivo Ruy Sampaio na presidência do grupo baiano.

Segundo o jornal O Globo, o processo vem sendo conduzido por Maurício Odebrecht, filho caçula de Emílio. O patriarca também tem papel decisivo na escolha do nome.

Uma das possibilidades é que o novo chefe seja anunciado em 18 de dezembro, na reunião de fim de ano da companhia. Se for batido martelo pela escolha de um nome externo, será a primeira vez em sua história que o grupo baiano terá um presidente de fora de casa.

Até o momento, alguns nomes com histórico na Odebrecht despontaram na disputa, como o de Juliana Baiardi, presidente da Atvos, braço de etanol da Odebrecht. A ascensão da executiva, porém, é considerada de acordo com a coluna de Bela Megale como pouco provável, já que seria vista como um retorno da influência de Marcelo Odebrecht na empresa. O marido de Juliana é tido como homem de confiança de Marcelo e o pai dela chegou a emprestar dinheiro para o ex-presidente do grupo, devido ao bloqueio de seus bens. A executiva, inclusive, já comunicou que abre mão da disputa.

Outra opção é o presidente da Braskem, Roberto Simões. Este, porém, tem sido alvo de críticas por ter uma gestão considerada, por parte da família e executivos do grupo, “passiva” diante das pressões da Petrobras para vender a Braskem.

O terceiro nome e mais forte no momento, segundo pessoas ligadas à empresa, é o de Marco Rabello, principal executivo financeiro da holding. Dos três, é o mais próximo de Maurício Odebrecht e bem recebido pela família de Emílio. No entanto, há internamente dúvidas se ele teria estofo para conduzir a empresa em um momento de crise aguda como essa. Não se descarta que Rabello assuma um “mandato tampão”, até que um nome definitivo seja encontrado.

Veja também

Parlamento da Geórgia aprova após brigas a controversa “lei de agentes estrangeiros”

Críticos argumentam que polêmica legislação aproxima país da Rússia e o distancia de aderir à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas