quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NEGÓCIOS / Safra de grãos 2018/2019 deve registrar recorde de 242,1 milhões de toneladas
domingo 15 de setembro de 2019 às 05:53h

Safra de grãos 2018/2019 deve registrar recorde de 242,1 milhões de toneladas

NEGÓCIOS


A colheita da safra de grãos 2018/2019 teve registro recorde de 242,1 milhões de toneladas, o que indica crescimento de 6,4% na produção nacional.

A previsão faz parte dos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados na última semana. Assim como as localidades produtoras, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vê com bons olhos o cenário positivo.

De acordo com o boletim de grãos de setembro da Conab, a safra deve ultrapassar a colheita registrada entre 2017/2017 – que foi de 227,7 milhões de toneladas. Resultado puxado, principalmente, pela maior produção nas culturas de algodão e milho. A perspectiva é de recorde da série histórica, o que confirma uma tendência mostrada pelo estudo Produção Agrícola Municipal 2018 (PAM 2018) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa da Conab aponta crescimento de 35,9% na produção do algodão, com volume estimado de 4,1 milhões de toneladas do caroço e 2,7 milhões de toneladas do algodão em pluma. Com isso, a previsão de exportação da pluma deverá superar a do ano passado em mais de 50%, alcançando pela primeira vez a marca de 1,5 milhão de toneladas. Já a safra de milho deve ser cem milhões de toneladas – crescimento de 36,9% e produção recorde de 73,8 milhões de toneladas.

Além do algodão e do milho, o feijão também apresentou bons resultados na segunda e na terceira safras, com aumento de 6,3% e 21,2%, respectivamente. Já a produção do arroz deve chegar a 10,4 milhões de toneladas, o que é 13,4% menor do que a obtida em 2017/2018, devido à redução de área e produtividade.

Safra de inverno 2019 – A produção de trigo está estimada em 5,4 milhões de toneladas, com uma área de 2 milhões de hectares, 0,2% maior que em 2018. As demais culturas de inverno – aveia, canola, centeio, cevada e triticale – apresentam leve aumento na área cultivada, passando de 546,5 mil ha na safra passada, para 564,8 mil ha.

Para que novos recordes sejam alcançados no setor, a Confederação promove o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária entre os dias 5 e 7 de novembro de 2019, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o encontro vai pautar debates como: caminhos para impulsionar os pequenos agricultores, ferramenta do desenvolvimento da agropecuária, a inovação na agricultura municipal e a comercialização da produção rural.

O evento tem apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM). As inscrições para prefeitos e secretários de Agricultura dos Municípios filiados à CNM, para técnicos extensionistas e para representantes dos sindicatos de produtores rural são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Veja também

Por que investir no setor mineral no Brasil?

Apesar dos avanços recentes, ainda há muito a se fazer para atrair o interesse dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas