domingo 19 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Confira a agenda da semana na Assembleia Legislativa
domingo 15 de setembro de 2019 às 05:34h

Confira a agenda da semana na Assembleia Legislativa

DESTAQUE, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem uma movimentada agenda para esta semana. O Projeto de Lei 23.427, que altera vencimentos de algumas categorias funcionais, vai a plenário com apreciação lastreada em acordo de líderes. As comissões técnicas, por sua vez, têm dezenas de pareceres a ser votados sobre matérias que versam sobre doação de sangue, igualdade de gêneros, melhorias nas questões da saúde, entre outros.

É também sobre a saúde que ocorre, ao longo desta segunda-feira, um seminário sobre o Planserv. No dia seguinte, o foco será na mobilidade das pessoas com deficiência. Os limites entre Medeiros Neto e Caravelas serão tema de reunião na Comissão Especial de Assuntos Territoriais, sendo esperados os prefeitos de ambas as cidades. Na quinta-feira haverá duas sessões especiais em que será comemorado o centenário da Assembleia de Deus na Bahia e será entregue a Comenda 2 de julho à deputada federal Lídice da Mata.

Segunda-feira (16)

No Auditório Jornalista Jorge Calmon, acontecerá o seminário com o tema Planserv e os Servidores Públicos, promovido pela Associação dos Analistas Técnicos do Estado da Bahia (Ateba). O debate está previsto para iniciar às 9h e deve se estender até 18h.

Terça-feira (17)

Às 9h30, no mesmo auditório, acontecerá a sessão especial com o objetivo de discutir políticas públicas no Dia D de Mobilização da Pessoa com Deficiência. O encontro, proposto pela deputada Fabíola Mansur (PSB), será realizado em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede).

No plenário, a sessão ordinária, que começa às 14h30, deverá discutir o Projeto de Lei nº 23.427/2019, de autoria do Executivo, que altera a estrutura remuneratória das carreiras de nível médio do Grupo Ocupacional Artes e Cultura, do Grupo Ocupacional Técnico-Administrativo, do Grupo Ocupacional Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado, do Grupo Ocupacional Técnico-Específico, reorganiza o quadro de cargos das carreiras de Analista Técnico do Grupo Ocupacional Técnico-Administrativo e de Analista e Técnico de Radiodifusão do Grupo Ocupacional Técnico-Específico da Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Sala Jairo Azi, ocorrerá a reunião do colegiado para discutir a realização de audiência pública e apreciação dos pareceres de três projetos de lei. O PL nº 19.150/2011, de autoria do deputado Targino Machado (DEM), propõe a criação do Dia Estadual do Doador Voluntário de Sangue no estado da Bahia. O deputado Alex Lima (PSB) deu parecer favorável à aprovação da matéria.

O Projeto nº 23.087/2019 foi apresentado pelo deputado Jacó Lula da Silva (PT) e proíbe a contratação de empresas e consórcios formados por empresas que não cumpram a igualdade salarial entre homens e mulheres no estado da Bahia. Relator do texto, Zé Cocá (PP) sugeriu a aprovação da proposta. Alex Lima é também o autor do texto protocolado sob o número 23.109/2019, que trata da reserva de espaço para mulheres no transporte público de passageiros que opera na Bahia. A deputada Maria del Carmen (PT) emitiu parecer contrário à aprovação.
A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle se reunirá na Sala Jairo Azi para apreciar o projeto de lei do deputado Euclides Fernandes (PDT). O texto de número 16.377/2007 trata da obrigatoriedade do exame de fundo de olho para crianças da rede estadual de ensino. O deputado Zé Raimundo (PT), relator do texto, apresentou parecer pela rejeição da proposta.

Na Comissão de Constituição e Justiça, em reunião que ocorre na Sala Luís Cabral, também serão discutidos projetos de lei de autoria dos parlamentares. A proposta de número 21.222/2015, sugerida pela deputada Ivana Bastos (PSD), autoriza o Poder Executivo a realizar, gratuitamente, cirurgia plástica reparadora de sequelas em mulheres vítimas de violência. O deputado Alex Lima deu parecer contrário ao texto.

A deputada Mirela Macedo (PSD) é a proponente do PL nº 23.076/2019, que prevê ações para proteger a gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido em situação de violência obstétrica e neonatal no Estado da Bahia. Alan Sanches, relator, opinou pela aprovação do projeto da parlamentar.

O Projeto de Lei nº 23.073/2019, de autoria do deputado Zé Cocá (PP), determina a inserção, nos editais de licitação publicados pela administração pública estadual, para a contratação de fornecimento de leite e derivados, de cláusula que determine a obrigatoriedade da aquisição através de produtores localizados no Estado da Bahia. O relator Vitor Bonfim opinou pela rejeição da proposta.

O deputado Zó (PC do B) é o autor do projeto número 22.845/2018, que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero. O texto tem parecer favorável do relator deputado Robinson Almeida (PT).

A proposta nº 22.453/2017, da deputada Neusa Cadore (PT), institui a Política Estadual de Incentivo às Rádios Comunitárias do Estado da Bahia, com parecer pela aprovação de Robinson Almeida. O projeto número 22.236/2017, protocolado pelo deputado Luciano Simões Filho (DEM), cria o Programa Anti-Drogas (PAD) através da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). Robinson Almeida emitiu parecer contrário ao texto. O projeto número 23.430/2019, do deputado Robinho (PP), trata do desligamento automático dos cargos na esfera estadual dos servidores inativos. Relator da matéria, Almeida sugeriu a reprovação da proposta.

O deputado Marcelo Veiga (PSB) é autor do projeto registrado sob número 23.170/2019, que dispõe sobre a gratuidade de pagamento de pedágio no sistema rodoviário estadual dos veículos de propriedade de pessoas com 60 anos ou mais. Relator da matéria, Antonio Henrique Júnior (PP) indicou a rejeição do texto. O Projeto de Lei nº 23.337/2019, do deputado Pastor Isidório Filho (Avante), institui a Semana Estadual da Cultural Evangélica no Estado da Bahia. Antonio Henrique Júnior emitiu parecer pela aprovação.

Quarta-feira (18)

Na Sala Jadiel Matos, a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação terá reunião para tratar dos limites territoriais dos municípios de Medeiros Neto e Caravelas, com as presenças dos respectivos prefeitos. Também serão apreciadas as datas do Seminário de Regularização Fundiária Urbana e Rural, para o dia 7 de outubro, e da audiência pública em Juazeiro, para o dia 3 de outubro. O colegiado vai tratar ainda da realização de uma audiência, com representantes da cidade de Itiúba, para tratar dos limites do município com Andorinha.

Quinta-feira (19)

No plenário, às 9h30, ocorrerá a sessão especial em comemoração aos 100 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado da Bahia. O evento foi proposto pelo deputado Samuel Junior (PDT). Também no plenário, acontecerá, às 15h, a cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho à deputada federal Lídice da Mata (PSB), por sugestão da deputada Fabíola Mansur.

Sexta-feira (20)

Às 9h, o Auditório Jornalista Jorge Calmon será o palco do ato comemorativo da fundação da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia.

Veja também

BYD vê Brasil como principal mercado fora da China entre os ‘tops’ do país até 2028

A montadora BYD vem construindo o seu caminho no Brasil com metas ambiciosas. Importando modelos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas