segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Quem é o novo governador de São Paulo? Conheça Rodrigo Garcia
sexta-feira 1 de abril de 2022 às 10:35h

Quem é o novo governador de São Paulo? Conheça Rodrigo Garcia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com a saída de João Doria (PSDB), Rodrigo Garcia (PSDB) será o novo governador do estado de São Paulo a partir do dia 2 de abril. Além de vice-governador, ele também ocupava o cargo na secretaria de governo durante o mandato de João Doria e vai concorrer à reeleição em outubro. As informações são de Anita Efraim, do Yahoo Notícias.

Garcia tem uma longa trajetória na política, desde os 21 anos de idade, quando se filiou ao DEM – na época, o PFL. Ele ficou no partido até 2021, quando foi para o PSDB, com o objetivo de concorrer ao governo do estado e suceder Doria.

“Minha vinda para o PSDB é muito natural, uma migração em que deixo muitos amigos do DEM. Aprendi com o ex-governador Geraldo Alckmin que ano par a gente fala de eleição, ano ímpar a gente trabalha. Nesse momento não é isso que está sendo discutido. Quando chegar o momento de discutir, vou me submeter às regras do partido”, disse Garcia na ocasião.

Rodrigo Garcia tem 47 anos, é natural de Tanabi, no interior de São Paulo, é casado e tem três filhos. Segundo Garcia, a grande inspiração política é Mário Covas, com quem trabalhou como sub-secretário de Agricultura de São Paulo no início da carreira.

Ao longo da vida política, Garcia foi deputado estadual durante três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual durante duas ocasiões. Além disso, foi secretário de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e de Habitação.

Na pesquisa Quaest/Genial, divulgada pela CNN Brasil no dia 17 de março, Rodrigo Garcia aparece com 8% das intenções de voto no melhor dos cenários. Fernando Haddad (PT) aparece com 35% e Tarcísio de Freitas (Republicanos) candidato de Bolsonaro, tem 15%. Branco/Nulo/Não pretende votar são 33% e outros 9% estão indecisos.

Suspeita de corrupção

Quando era deputado, Rodrigo Garcia foi alvo de uma suspeita de ter recebido R$ 200 mil da Odebrecht por meio de caixa 2. As informações foram repassadas pelo ex-executivo da empreiteira, Carlos Armando Paschoal, em acordo de delação premiada, em 2017.

Os valores teriam sido usados por Garcia para financiar a campanha para deputado federal em 2010. Na época, ele negou as acusações.

Em 2018, a segunda turma do Supremo Tribunal Federal arquivou a denúncia contra Garcia por quatro votos a um.

Veja também

Aldo Rebelo mira Senado em 2026

Um dos nomes cotados para a vice do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas