segunda-feira 2 de dezembro de 2024
Foto: Ming Yang Smart Energy 16-260/CANVA
Home / CURIOSIDADES / Maior turbina eólica do mundo possui 260 metros e motor pesa 385 toneladas
segunda-feira 29 de abril de 2024 às 16:32h

Maior turbina eólica do mundo possui 260 metros e motor pesa 385 toneladas

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


A maior turbina eólica do mundo bate recorde de geração de energia eólica e pode resistir a desastres naturais como tufões e tempestades. Conheça a Ming Yang Smart Energy 16-260!

A Ming Yang Smart Energy (MySE) 16-260 é atualmente a maior turbina eólica do mundo e está localizada na costa da Província de Fujian, na China, com um diâmetro total de 260 metros. A turbina de energia eólica está funcionando desde julho de 2023 e bateu o recorde anterior da turbina eólica construída no parque eólico Zhangpu Liuao, na Península de Liuao, que tem 252 metros de diâmetro.

Maior turbina eólica do mundo varre aproximadamente 50 mil metros quadrados de ar (assista):

O motor e o gerador de energia eólica alojados no topo da torre de 152 metros da MySE 16-260 pesam incríveis 385 toneladas. Cada uma das suas três pás de 123 metros adiciona mais 54 toneladas, penduradas em um dos lados do eixo gerador.

A cada volta completa, a turbina varre cerca de aproximadamente 50 mil metros quadrados de ar (o equivalente a sete campos de futebol). Cada volta envia 34,2 kWh de eletricidade ao sistema de energia chinês.

Processo de produção da maior turbina eólica do mundo- Foto: MingYang Smart Energy

Por ano, a maior turbina eólica do mundo contribuirá com cerca de 66 GWh. Segundo informações do IFLScience, antes das duas turbinas de energia eólica chinesas instaladas recentemente, a recordista era a General Eletric Haliade-X, construída em outubro de 2019 próxima ao porto de Roterdã, na Holanda, com um diâmetro total de 220 metros.

Deixando um pouco de lado a maior turbina eólica do mundo, para meios de curiosidade, o maior complexo de parques eólicos é o Gansu Wind Farm Project, também localizado na China, mais especificamente nas áreas desérticas da província de Gansu, no noroeste do país.

Turbina de energia eólica da China consegue resistir a tufões, tempestades, ciclones e muito mais!

A maior turbina eolica do mundo - Ming Yang Smart Energy 16-260- turbina de energia eólica
Turbina eólica MingYang- a maior do mundo -Foto: MingYang Smart Energy

Eventos como ciclones extratropicais, furacões e tufões geram bastante medo à população, devido às tantas tragédias e prejuízos que geralmente estão ligados a esses tipos de eventos.

Contudo, graças ao desenvolvimento científico e tecnológico, aos poucos a humanidade aprende a tirar proveito desses fenômenos para gerar aspectos positivos a sociedade. Um grande exemplo disso aconteceu no último ano, quando a maior turbina eólica do mundo não apenas sobreviveu à passagem do tufão Haikui como também bateu um recorde de geração eólica, com os ventos gerados pelo tufão.

O tufão Haikui gerou grandes prejuízos durante sua passagem por Taiwan e China em setembro passado, com seus fortes ventos e chuvas torrenciais, inclusive sendo responsável por um recorde absurdo de acumulado de chuvas em Hong Kong, algo nunca visto em 140 anos de registros.

A MySE é uma turbina inovadora que, além de ser a maior do mundo, possui a maior capacidade de unidade única, com potência de 16 megawatts (MW), e o maior diâmetro de rotor.

Geração de energia para abastecer cerca de 170 mil casas

Com a aproximação do tufão Haikui no estreito de Taiwan, onde está localizado o parque eólico offshore, a gigantesca turbina de energia eólica gerou cerca de 384,1 megawatts-hora (MWh) em 24h, com os ventos de 85 km/h provocados pelo tufão.

Para se ter uma ideia, essa eletricidade gerada é suficiente para abastecer cerca de 170 mil casas em um dia, acender 38 milhões de LEDs ou fazer que um carro elétrico percorra 2,2 milhões de quilômetros sem precisar ser recarregado.

Esse valor ultrapassa o recorde anterior de 364 MWh, estabelecido em agosto do ano passado por uma turbina localizada na Dinamarca. A maior parte das áreas costeiras da China estão em zonas de tufões e, se não houver turbinas eólicas que possam resistir aos eventos, pode-se dizer que a energia eólica tem pouco futuro na China.

Veja também

BYD abre em janeiro de 2025 mais de 10 mil novas vagas de emprego para fábrica de Camaçari

A BYD anunciou nesta segunda-feira (2) que tem plano para contratar 10 mil trabalhadores para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!