sábado 25 de maio de 2024
Florianópolis segue um padrão em relação aos índices de saúde e segurança, que sempre foram altos - Foto: Unplash/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil, mostra ranking
quarta-feira 23 de agosto de 2023 às 06:14h

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil, mostra ranking

NOTÍCIAS


Florianópolis chegou à liderança do Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Isso significa que a capital catarinense é a cidade com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade no Brasil.

O estudo realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall, foi antecipado com exclusividade à CNN nesta quarta-feira (23).

Na primeira edição do ranking, em 2020, Florianópolis estava em quarto lugar. A cada ano, subiu uma posição, até chegar na liderança em 2023 — superando São Paulo, Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP).

Qualificação profissional

O município segue um padrão em relação aos índices de saúde e segurança, que sempre foram altos. A diferença está no pilar do capital humano, que subiu 42 posições em três anos.

Nessa área, é avaliada a qualificação dos trabalhadores em emprego formal, indicador em que a capital catarinense tem a maior nota entre todas as cidades do ranking. Também são analisadas as taxas de matrícula em ensino superior, técnico e profissionalizante da cidade.

O Serviço Nacional De Aprendizagem Comercial (Senac) de Santa Catarina entende que o resultado está ligado a políticas públicas para qualificação profissional e que há, na cidade, uma aproximação “forte” da autarquia com os governos municipal e estadual.

Imagem: Print/CNN

“A gente acredita que tem, sim, essas políticas e que elas vêm sendo desenvolvidas [em Florianópolis]. Nós estamos numa capital com a economia muito baseada em alguns nichos de mercado que necessitam de qualificação, como a área de tecnologia, de turismo e de gastronomia”, afirma a diretora de marketing e comunicação do Senac-SC, Ivanir Bazzei.

De acordo com o ranking do CLP, o indicador de matrículas em ensino técnico e profissionalizante é menor do que o índice do ensino superior na capital catarinense. Para o Senac, isso faz parte dos impactos da crise econômica após a pandemia de Covid-19, que fizeram com que o foco dos investimentos em educação se voltasse para o ensino básico, deixando a área técnica e profissional de lado.

“Ainda há ausência de recursos financeiros para suprir, já que a educação profissional não é uma necessidade tão básica e primordial como alimentação, transporte e segurança”, explica Bazzei.

Com a retomada do mercado pós-pandemia, o Senac-SC percebeu um aumento do número de matrículas numa forma “mais comedida” do que antes e um posicionamento de perfil da população de Florianópolis, que está optando pela modalidade virtual dos cursos de qualificação.

Já a Secretaria-Executiva de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, atribui o resultado aos centros de pesquisa e inovação da cidade e aos programas de qualificação profissional Floripa Mais Empregos e Floripa Mais Tec.

“Todas essas características de cidade moderna, mas que mantém seu charme e tradições, são atrativos para que pessoas qualificadas desejem morar e viver em nossa cidade. Essa vontade se reflete no aumento da nossa população”, afirma a secretaria.

Qualidade de saúde
Na área da saúde, os melhores indicadores são de desnutrição e obesidade infantil, e de mortalidade materna, que têm taxas baixas na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Florianópolis tem uma rede básica de atendimento primário bem estruturada e conta com programa de telemedicina. “O acesso ao sistema de saúde e a qualidade dos serviços desempenham um papel crucial nesse cenário positivo”, diz a pasta.

“A atenção voltada para a infância têm abordagens especializadas e preventivas que monitoram o crescimento e desenvolvimento das crianças, identificando precocemente casos de desnutrição e obesidade”, completa.

Responsabilidade fiscal

Por outro lado, a área de sustentabilidade fiscal recebeu uma das menores notas na capital catarinense. O dado vai contra à tendência geral dos 410 municípios. Segundo o CLP, houve uma melhora coletiva na responsabilidade fiscal das cidades brasileiras, ou seja, no controle das contas públicas.

A Prefeitura de Florianópolis afirmou na CNN Brasil, que identificou a existência de precatórios controversos — ordens de pagamento de decisões judiciais, que são destinadas à União, estados ou municípios —, que podem ter influenciado o indicador de sustentabilidade fiscal da capital catarinense.

Nesse ano, as inscrições desses precatórios, que somavam aproximadamente R$ 550 milhões, foram suspensas. “A partir de junho de 2023, houve a revisão do passivo e do plano de pagamentos mensal de precatórios que é realizado para o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina”, explica a Secretaria Municipal da Fazenda de Florianópolis.

Primeira capital na liderança

É a primeira vez que uma capital lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios. Para Tadeu Barros, a concentração de pessoas e as distorções sociais nessas cidades centrais tornam mais complexos os problemas avaliados.

“Por um lado, a capital tem capacidade de trazer investimento, emprego e renda. Mas também traz violência, desorganização social, muita gente atrás de emprego, miséria e pobreza”, explica.

O CLP entende que os dados do ranking devem contribuir com uma gestão pública dos municípios baseada em evidências concretas. “É acabar com o ‘achismo’ e passar o olhar para indicadores e para performance. É para olhar exatamente para o que está acontecendo”, afirma Tadeu Barros.

Com o diagnóstico e a comparação entre as cidades, o levantamento proporciona que os municípios que se destacarem sirvam de inspiração e de aprendizado para outros.

“Por outro lado, a população ainda tem uma baixa educação cívica. O papel do CLP é de educar a população para ela enxergar e ver a performance de seu gestor, para, no momento do voto, ser mais consciente e entender o que está sendo entregue”, completa.

Veja também

EUA aprova venda de helicópteros Black Hawk ao Brasil por R$ 4,9 bilhões, diz Pentágono

O Departamento de Estado norte-americano aprovou uma possível venda de helicópteros Black Hawk e equipamentos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas