segunda-feira 24 de junho de 2024
Foto: Osvaldo Lyra
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador homenageia presidente do Benin, Patrice Talon
sábado 25 de maio de 2024 às 17:23h

Câmara de Salvador homenageia presidente do Benin, Patrice Talon

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Em visita a Salvador, o presidente do Benin, Patrice Talon, foi agraciado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão de Salvador e a Medalha Zumbi dos Palmares. Ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil), o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), fez a entrega das honrarias em uma cerimônia na Casa do Benin, na manhã de sábado (25).

Também estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, além da comitiva do presidente do Benin.

“Celebramos um momento histórico de grande significância para Salvador e para a Bahia”, declarou Carlos Muniz ao iniciar o seu discurso, ressaltando que “os laços entre nossos povos são forjados por séculos de intercâmbio cultural e econômico, além do trágico período do tráfico de escravos”.

Referindo-se a esse momento da história, Muniz enfatizou o término da escravidão no Brasil em 1888, com a promulgação da Lei Áurea pela princesa Isabel: “Muitos ex-escravos e seus descendente permaneceram aqui, enquanto outros retornaram ao Benin, criando uma conexão duradoura entre nossos povos”.
O presidente da Câmara observou também a ausência de políticas públicas eficazes para integrar os libertos, deixando-os vulneráveis às mesmas estruturas opressivas de antes, perpetuando uma forma de “escravidão livre”.

Carlos Muniz destacou a influência da cultura beninense em Salvador, desde a culinária, com pratos típicos como acarajé e feijoada, até aspectos religiosos, como o candomblé, ressaltando que “o encontro dessas culturas gerou um povo com raízes africanas fortes e profundas”.

Voo para Salvador

O presidente do Benin, Patrice Talon, agradeceu as homenagens concedidas pela Câmara Municipal, e disse que era uma honra se tornar Cidadão de Salvador. Com o objetivo de estreitar a relação entre os povos, ele anunciou que o governo vai subsidiar por dois anos um voo entre a capital do Benin, Porto Novo, e a capital baiana, permitindo o fortalecimento do fluxo entre os dois países. Patrice Talon disse que esse era um passo muito importante no processo de aproximação e conexão entre os povos, que têm tanta identidade.

“Eu estou emocionado. Não tenho palavras para tanta emoção diante da honra, do respeito e da irmandade que vocês demonstraram em relação a mim e a toda a minha delegação. Eu não tenho outras palavras a não ser: muito obrigado a todos”, afirmou o presidente do Benin.

Transformação social

Carlos Muniz destacou ainda a trajetória do presidente do Benin. “Temos a honra de receber Patrice Talon, um líder que personifica a resiliência e a determinação. Nascido em Uidá, de origem humilde, Talon superou inúmeros obstáculos para se tornar um dos empresários mais prósperos da África e, eventualmente, o presidente de seu país. Desde 2016, ele tem liderado o Benin com uma visão clara de transformação e desenvolvimento social”, frisou Muniz.

O discurso de saudação foi concluído com Muniz afirmando que a entrega do Título de Cidadão de Salvador e da Medalha Zumbi dos Palmares a Patrice Talon representa “um reconhecimento de sua liderança visionária e nosso profundo respeito e gratidão pelas valiosas contribuições do povo beninense à nossa sociedade”.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!