Medidas do Governo Federal garantem água para abastecimento com regularidade em áreas rurais de 18 municípios no sertão da Bahia. Desde o início do ano, mais de 40 poços foram perfurados com investimentos federais que somam R$ 3,2 milhões. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), beneficiará até 1,6 famílias com a instalação de sistemas simplificados de abastecimento. Na Bahia, a DNOCS é comandada por Lucas Lobão.
Moradores dos municípios de Pilão Arcado e Casa Nova foram os mais recentes beneficiados com a perfuração de poços artesianos pelo DNOCS. A próxima etapa dos trabalhos é a instalação dos sistemas voltados ao consumo humano, animal e à produção agrícola.
Também já receberam as estruturas comunidades rurais nos municípios de Ibititá, Boa Vista do Tupim, América Dourada, Macururé, Buritirama, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Muquém do São Francisco, Queimadas, Cipó, Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Juazeiro, Saúde e Caém.
De acordo com a coordenadoria do DNOCS no estado, a previsão é instalar mais 200 sistemas em outras localidades até o fim do ano.