sexta-feira 10 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Facebook
Home / POLÍTICA / Deputado quer Companhia de Polícia Ambiental em Santo Antônio de Jesus
quarta-feira 25 de setembro de 2019 às 08:06h

Deputado quer Companhia de Polícia Ambiental em Santo Antônio de Jesus

POLÍTICA


Em indicação ao governador Rui Costa, protocolada junto Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Dal (PP) pede a instalação de uma Unidade da Companhia de Polícia Ambiental (Coppa) em Santo Antônio de Jesus. De acordo o parlamentar, a cidade, com 100 mil habitantes, se destaca como centro comercial e de serviço e, também, “pelas terras férteis, extenso curso de águas e mananciais”.

Dal explica, no documento, que, pela localização estratégica do município, a instalação de uma Coppa em Santo Antônio de Jesus “servirá como importante instrumento de combate aos crimes ambientais em uma região que está desguarnecida de unidade do Ibama, Inema ou qualquer outro tipo de organização de proteção ambiental”.

A Unidade da Companhia de Polícia Ambiental, além de ajudar a proteger os fragmentos de Mata Atlântica da região, “contribuirá com a preservação da Serra da Jiboia que faz parte da cabeceira de quatro bacias hidrográficas, abriga mais de 40 nascentes permanentes ou intermitentes, formando cerca de 15 riachos” que alimentam quatro rios importantes na Bahia: rio da Dona, rio Jaguaripe, rio Jiquiriçá e rio Paraguaçu.

A barragem do rio da Dona, informa Dal, é responsável pelo abastecimento de água de Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Dom Macedo Costa e, em breve, São Miguel das Matas. “Portanto, trata-se de uma área sensível que vem sendo agredida rotineiramente, principalmente por causa do desmatamento ilegal”, lamentou o deputado.
Ainda de acordo com o documento legislativo, com potencial para abrigar muitas espécies de mamíferos, a Serra da Jiboia, situada em cinco municípios (Elísio Medrado, Santa Teresinha, Castro Alves, Varzedo e São Miguel das Matas) conta com um projeto para transformá-la em uma ou mais Unidades de Conservação, “já que, infelizmente, o desmatamento e a caça ilegal ameaçam a biodiversidade da vegetação, o abrigo dos animais e diminui a disponibilidade e qualidade de água”.

Por fim, o deputado considera que “conseguir manter o equilíbrio entre crescimento populacional, industrialização, expansão da agricultura e a preservação do meio ambiente é a chave para o desenvolvimento sustentável”.

Veja também

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, anuncia data para deixar a política

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a sua carreira na política está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas