sexta-feira 10 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Após novas invasões, MST se reúne com ministro de Lula
terça-feira 1 de agosto de 2023 às 12:37h

Após novas invasões, MST se reúne com ministro de Lula

NOTÍCIAS


Após as novas invasões ao longo da última semana, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) marcou encontro com ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. De acordo com o movimento social, o governo Lula (PT) deve apresentar relação de terras nas quais as famílias integrantes poderão ser assentadas. O encontro também terá a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e deve indicar quando iniciará as vistorias.

A tratativa faz parte do acordo após costurado com o governo para que o movimento deixasse área da Embrapa em Petrolina, onde é realizado o evento do agronegócio Semiárido Show nesta terça-feira (1º).

De acordo com informações do ministério, Teixeira está em Petrolina justamente para comparecer à agenda do agronegócio. Até 12h desta terça-feira, a agenda do ministro de Lula não constava a reunião com o MST.

Nesta segunda-feira, o movimento social desocupou o terreno do Semiárido Show sob promessas do governo, como a recriação da superintendência do Incra em Petrolina.

Também ficou acordado o comprometimento em construir soluções sobre usinas fora de funcionamento na região da zona da mata pernambucana, assim como a resolução dos conflitos que ocorrem nos engenhos Rede Grande e Devaneio. As reivindicações já haviam sido feitas após o Abril Vermelho, quando o MST invadiu diversos terrenos.

Críticas ao governo

Após as invasões que ocorreram nesta última semana, a bancada ruralista voltou a criticar Lula. Ao GLOBO, Bibo Nunes (PL-RS) afirmou que as ocupações são responsabilidade do governo:

— Esse movimento do MST é totalmente lógico devido ao apoio do governo. Stédile fez parte da comitiva presidencial à China, o que só comprova o incentivo de Lula.

Uma fala do ministro do Desenvolvimento Agrário ao portal Metrópoles também gerou mal estar.

– O Paulo Teixeira falou outro absurdo, falou que não foi invasão, foi protesto, como se uma coisa justificasse a outra – declarou o coordenador da bancada ruralista, o deputado Pedro Lupion (PP-PR).

Veja também

Inundações na África reforçam preocupação com migração climática

Mais de 234 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas no Burundi, Quênia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas