sábado 13 de julho de 2024
Tarcísio se reuniu com os ministros Silvio Costa Filho, de Porto e Aeroportos, e Rui Costa, da Casa Civil, para tratar do túnel entre Santos e Guarujá — Foto: Instagram/Silvio Costa Filho
Home / DESTAQUE / Tarcísio de Freitas se reúne com Lula em Brasília sobre obra do túnel Santos-Guarujá
terça-feira 30 de janeiro de 2024 às 14:49h

Tarcísio de Freitas se reúne com Lula em Brasília sobre obra do túnel Santos-Guarujá

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viajou a Brasília nesta terça-feira em busca de uma solução para o impasse com o governo federal em torno da obra do túnel Santos-Guarujá. O chefe do Executivo paulista tenta garantir que o projeto tenha a participação do estado. Pela manhã, Tarcísio se reuniu com os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Rui Costa (Casa Civil). Segundo interlocutores, as negociações avançaram, mas ainda não há acordo. Ainda hoje, o governador deve se encontrar com o presidente Lula.

O mal-estar entre Tarcísio e o governo federal surgiu após Lula definir que a construção do túnel de 860 metros seria a maior obra do Novo PAC e bancada apenas pela sua gestão — excluindo, portanto, o governo de São Paulo, que apostava numa parceria.

Como mostrou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Tarcísio considerou inaceitável que o ministro de Portos e Aeroportos seja filiado ao Republicanos, seu partido, e o túnel Santos-Guarujá não tenha participação do estado de São Paulo. Numa conversa com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, o governador ameaçou deixar a legenda se a situação não mudar.

A reunião não estava na agenda oficial de nenhum dos envolvidos e foi articulada justamente por Marcos Pereira, numa tentativa de colocar panos quentes sobre a situação. Segundo interlocutores do governador de São Paulo, a conversa foi “muito boa”, mas não houve martelo batido.

Nesta sexta-feira, Lula estará no Porto de Santos para a comemoração dos 132 anos do local. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também deve estar presente, e a expectativa é que o presidente anuncie detalhes do túnel que ligará Santos a Guarujá.

Mesmo sem acordo entre governo estadual e federal, o projeto já começou a avançar. Em dezembro, a autoridade portuária de Santos contratou uma consultoria para definir o modelo jurídico da construção do túnel. De acordo com o cronograma, até 15 de março será enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma proposta de parceria público-privada, e em abril iniciam as audiências públicas.

O edital deve ser publicado em 1º de setembro de 2024, e o leilão está previsto para ser realizado em 20 de novembro, na B3. A expectativa é assinar o contrato da PPP em 15 de dezembro deste ano. Assim, as obras começariam em 2025.

Veja também

Projeto confere a Barra do Choça na Bahia o título de “Capital Estadual do Café”

Os deputados estaduais Eduardo Salles (PP) e Tiago Correia (PSDB) apresentaram um projeto conjunto na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!