segunda-feira 24 de março de 2025
Foto: Reprodução/Getty Images
Home / 7 de Setembro / Sete de Setembro deve contar com esquema de segurança igual ao da posse de Lula
sexta-feira 4 de agosto de 2023 às 06:41h

Sete de Setembro deve contar com esquema de segurança igual ao da posse de Lula

7 de Setembro, DESTAQUE, NOTÍCIAS


A cerimônia de celebração do 7 de setembro deve contar com um esquema de segurança semelhante ao visto na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro. O plano é controlar a entrada de público na Esplanada, onde ocorrerá o desfile militar.

As cúpulas do Exército e do Ministério da Defesa não acreditam segundo Sérgio Roxo e Paolla Serra, do O Globo, que haja risco de mobilizações de bolsonaristas como no 8 de janeiro e no dia da diplomação de Lula, em 12 de dezembro. Eventuais protestos de opositores não poderão ser realizados perto do local onde ocorrerá o desfile, que terá a presença de Lula.

Há o entendimento, no entanto, de que os atos extremistas, naturalmente, elevaram o grau de preocupação. Ainda não há detalhamento sobre a operação, e o número de agentes que serão empregados ainda está sob análise. Encontros para a definição do plano têm ocorrido desde o mês passado.

Em 8 de janeiro, quando ocorreram os ataques às sedes dos Poderes, os bolsonaristas puderam circular livremente por Brasília e chegar até a Praça dos Três Poderes.

No período de Jair Bolsonaro (PL) no poder, o 7 de setembro se transformou em uma data de celebração para os apoiadores do presidente. No ano passado, durante a campanha eleitoral, o presidente fez um ato com apoiadores na praia de Copacabana, no Rio.

A organização do Dia da Independência este ano ficará a cargo da Secretaria de Comunicação Social, comandada pelo ministro Paulo Pimenta. Ontem, foi realizada uma reunião entre Pimenta, os ministros José Múcio (Defesa) e Marco Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) e os comandantes do Exército, Tomás Miguel Paiva, da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

De acordo com participantes, o encontrou serviu para tratar de opções de trajeto e locais para montagem de arquibancada.

Veja também

Número de mortos em Gaza ultrapassa 50 mil, dizem autoridades ligadas ao Hamas

Marca foi ultrapassada após novos bombardeios israelenses contra enclave palestino, informaram autoridades de saúde subordinadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!