quarta-feira 15 de maio de 2024
Salvador - Foto: Divulgação
Home / IPTU / Saiba como pagar o IPTU com desconto de 7% em Salvador
quarta-feira 3 de janeiro de 2024 às 08:27h

Saiba como pagar o IPTU com desconto de 7% em Salvador

IPTU, NOTÍCIAS


Todo início de ano é a mesma coisa. Chegou o momento de pagar impostos, matrícula e materiais escolares e, para alguns, as despesas com as viagens de férias. Um dos gastos anuais é o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que terá reajuste de 4,68% neste ano. Para quem tem dinheiro disponível, o ideal é pagar o tributo à vista, o que pode garantir desconto de até 7%.

Para isso, o pagamento deve ser efetuado conforme Maysa Polcri, do Correio, em cota única até o dia 5 de fevereiro. Outra opção é parcelar o valor em até 11 meses nas redes bancárias credenciadas, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e internet banking, além da ferramenta Pague Fácil – no site da Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz).

Os boletos começarão a ser entregues a partir da segunda semana de janeiro e, ao todo, 557 mil imóveis serão notificados em 2024. Aqueles que têm imóveis de valor venal de até R$131.917,16 têm direito à isenção do tributo.

O economista e educador financeiro Edval Landulfo, indica que os contribuintes paguem o valor integral, mas só se o pagamento não for criar dívidas. “A pessoa tem que avaliar se é vantajoso realizar o pagamento à vista no início do ano e se o desconto é benéfico a depender de cada caso”, diz.

Este ano vai ser a primeira vez que o ajudante de obras Flávio Silva, 46, vai pagar o valor total do IPTU. “Todo ano eu ficava embolado com as despesas do início do ano, mas, dessa vez, conseguimos nos organizar em casa e pretendo pagar de uma vez”, diz ele que mora em Pirajá.

Quem tiver com o imposto atrasado pode acessar a plataforma Pague Fácil. O serviço digital permite uma visualização rápida e intuitiva dos débitos com o fisco municipal e possibilita quitar tudo de forma fácil, por meio de um único Documento de Arrecadação Municipal (DAM); e com consulta pelo CPF ou CNPJ, sem precisar da Inscrição Imobiliária do imóvel, no caso de pagamentos do IPTU.

Veja também

Lula diz que, quanto mais dinheiro Haddad investir no RS, mais Leite vai falar: ‘Não dá’

O presidente Lula da Silva (PT) fez menção à divergência de liberação de recursos entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas