domingo 26 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / ELEIÇÕES 2024 / PSDB diz que Datena é pré-candidato do partido à Prefeitura de São Paulo
quarta-feira 15 de maio de 2024 às 20:12h

PSDB diz que Datena é pré-candidato do partido à Prefeitura de São Paulo

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


A corrida eleitoral deste ano em São Paulo tem empate técnico entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas do último dia 2. Eles têm 27,3% e 25,7% no cenário em que o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) é listado e fica em terceiro, com 15,3%.

Ingresso no PSDB

Em 4 de abril, menos de quatro meses depois de se filiar ao PSB, o apresentador ingressou no PSDB. Foi a 11ª troca partidária dele. Inicialmente, os planos eram que ele aceitasse a indicação a vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB) na disputa da capital paulista. “Para a primeira alternativa, eu vou. Para a segunda, eu vou. O que vai acontecer, vai acontecer. O futuro a Deus pertence. Por que eu ia convidar a Tabata para vir aqui se eu penso de forma diferente? Mas não depende só de nós. Eu não sei como o PSB vai encarar essa mudança de partido, os grandes nomes do partido concordaram com esse movimento”, disse Datena na ocasião.

“A minha vontade é estar do lado da Tabata, sempre, porque é uma pessoa fantástica, maravilhosa, que eu gosto e respeito e continuarei respeitando. Agora, estou num partido que esta conversando com o partido que era o meu partido, eles estão conversando e que definam. Precisa perguntar mais pros dirigentes dos partidos, eles que respondam”, completou Datena.

Datena permaneceu menos de quatro meses no PSB. O histórico do apresentador acumula 11 siglas, já incluindo o PSDB. A primeira legenda em que ele esteve associado foi o PT, de 1992 a 2015. Desde então, passou por oito siglas em um intervalo de oito anos: PP, PRP (extinto), DEM (hoje, União Brasil), MDB, PSL (fundido ao União), PSC, União e PDT.

Candidaturas não concretizadas

Até as eleições de 2014, Datena era citado como possível postulante a um cargo eletivo. O apresentador chegou a confirmar alguns convites, mas não demonstrava vontade de se lançar como candidato, apesar de estar filiado a partido político. A partir das eleições de 2016, ele passou a tratar os planos na política de forma mais enfática, chegando a admitir a possibilidade de estar nas urnas e, depois, recuando.

Prefeito de São Paulo (2016)

Em 2016, Datena estava filiado ao PP e era cotado para disputar a Prefeitura de São Paulo. No entanto, desistiu da pré-campanha após a revelação de que a PGR (Procuradoria-Geral da República) estimava em mais de R$ 300 milhões o total em propinas obtidas pelo PP entre 2006 e 2014 a partir do esquema de corrupção na Petrobras. O valor mencionado consta em uma denúncia apresentada por Rodrigo Janot, então procurador-geral da República, em denúncia contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR).

Senador (2018)

Dois anos depois, o nome do apresentou voltou a ser cotado para as eleições. Datena era cogitado para se candidatar ao Senado e se filiou ao Democratas de olho no projeto eleitoral. Doze dias após a filiação, desistiu da campanha. “Achei que não era a hora de participar dessa política do jeito que ela está aí”, disse na ocasião.

Vice-prefeito de São Paulo (2020)

O apresentador voltou a ser sondado na eleição seguinte, em 2020. Ele se filiou ao MDB e era cotado para compor a chapa à reeleição de Bruno Covas (PSDB). Também recuou na oportunidade. O acordo acabou contemplando Ricardo Nunes (MDB), hoje prefeito e pré-candidato à reeleição.

Senador (2022)

Em 2022, Datena chegou a ser uma das opções estimuladas por institutos de pesquisa em levantamentos de intenções de voto. O nome do apresentador aparecia nas pesquisas para o cargo de senador, e ele liderava as intenções de voto. Mesmo assim, recuou da campanha. “Eu pensei bem e resolvi seguir o meu caminho”, disse, às vésperas do prazo legal para que deixasse de apresentar programas no rádio e na televisão.

Veja também

A hipótese de que a humanidade é uma ‘Inteligência Artificial’ antiga

De narrativas religiosas a teorias científicas, os seres humanos têm procurado entender de onde viemos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas