quinta-feira 9 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Rui Costa analisa 417 obras apresentadas por governadores; ponte Salvador é uma dessas
sábado 4 de março de 2023 às 09:02h

Rui Costa analisa 417 obras apresentadas por governadores; ponte Salvador é uma dessas

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Desde o encontro com o presidente Lula em janeiro, Casa Civil já realizou 27 reuniões com representantes de cada estado; projetos incluem rodovias, saneamento, hidrovias, ferrovias e até prevenção a desastres

O ministro da Casa Civil da Presidência da República, o ex-governador Rui Costa, está analisando as 417 obras apresentadas pelos 27 governadores e governadoras de todo o país. Desde a reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 27 de janeiro, com todos os chefes dos executivos locais, técnicos do órgão realizaram 27 reuniões individuais com representantes de cada unidade da federação.

As obras apresentadas pelos estados constituem o primeiro passo para a organização da carteira de investimentos do governo federal em infraestrutura, com recursos públicos e privados. Essas obras integrarão um plano nacional de investimentos do governo federal e serão monitoradas por um sistema coleta de propostas e de monitoramento já criado pela Casa Civil. As obras prometidas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), como exemplo a ponte Salvador-Itaparica, estão entre as principais. Quando era governador, Rui e o seu vice, o agora deputado federal João Leão (PP), fizeram diversas viagens para China para tratar do mega projeto, assinaram o lançamento da obra, mas veio a pandemia e tudo parou. Esse projeto é considerado um dos mais importantes do estado, pois será um dos maiores vetores de desenvolvimento do Brasil.

Do total de 417 obras para todo país, cuja análise será concluída em abril, 136 são em rodovias (pavimentação, duplicação, entre outras), 60 relacionadas à segurança hídrica (barragens e sistema adutor, por exemplo), 32 de mobilidade urbana (construção de BRTs, corredores de ônibus etc), 21 relativas à modernização de aeroportos regionais, 21 para saneamento e 16 ferrovias (criação e expansão). Além dessas, há projetos para hidrovias, equipamentos sociais, comunicação e prevenção a desastres, entre outros, como a mais importante para os baianos, que a construção da ponte em Salvador.

Veja também

Inundações na África reforçam preocupação com migração climática

Mais de 234 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas no Burundi, Quênia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas