segunda-feira 13 de maio de 2024
Home / NOTÍCIAS / Representantes da secretaria estadual de meio ambiente participam de assembleia da AMURC
quarta-feira 24 de julho de 2019 às 09:05h

Representantes da secretaria estadual de meio ambiente participam de assembleia da AMURC

NOTÍCIAS


Durante a Assembleia da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), na última semana durante o 11º Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, secretários e representantes estaduais apresentaram ações estratégicas do Governo do Estado para a região Sul da Bahia. Entre eles, Durval Libânio, Assessor Especial do secretário estadual de Meio Ambiente João Carlos Oliveira, ressaltou a importância do evento, no sentido de envolver as áreas do governo para o desenvolvimento da cadeia do cacau e do chocolate.

“O evento foi extremamente importante para integrar as várias áreas de atuação do governo, no sentido da gente promover o desenvolvimento regional a partir da integração de duas atividades extremamente importantes, que é cadeia do cacau e do chocolate, com o seguimento do turismo”, avaliou Libânio.

Ainda segundo Durval, o desenvolvimento da região passa pelo envolvimento “em termos de ecoturismo, de bases comunitárias de conservações estaduais, como o Parque Estadual da Serra do Condurú, as áreas de proteção ambiental entre Itacaré e Serra Grande, a APA Lagoa Encantada”.

Histórico da Amurc

Idealizada com o objetivo inicial de representar os municípios produtores de cacau da região Sul da Bahia, visando defender seus interesses diante do Estado e da União, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) foi criada em 21 de novembro de 1984, pelo então prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, com a participação da ex-prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró, primeira mulher a presidir a entidade, que vem se consolidando na busca pelo fortalecimento do municipalismo e do desenvolvimento regional.

A Amurc surgiu no apogeu do cacau para representar os municípios que detinham a segunda maior economia do Estado e sempre funcionou como um instrumento comum dos gestores municipais, sendo porta-voz dos seus associados na busca pelos interesses da população. O espaço da associação é aberto, ainda as organizações da sociedade civil para debates de interesses em consonância com o objetivo de traçar estratégias na busca de soluções dos principais problemas regionais.

Veja também

Política Antimanicomial é debatida pelo Tribunal de Justiça da Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizou um seminário de capacitação com o objetivo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas