terça-feira 21 de setembro de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Recuperação da confiança do empresariado baiano continuou em agosto
terça-feira 14 de setembro de 2021 às 10:54h

Recuperação da confiança do empresariado baiano continuou em agosto

NOTÍCIAS


O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou -41 pontos em agosto. O nível de confiança, portanto, foi maior do que o observado no mês antecedente (-101 pontos) e no mesmo mês do ano passado (-301 pontos).

Numa escala de -1.000 a 1.000 pontos, o resultado representou uma melhora de 60 pontos quanto ao averiguado em julho. Trata-se do quinto avanço mensal, fortalecendo, assim, a trilha de recuperação da confiança empresarial. Em relação ao registrado um ano antes, significou uma variação de 260 pontos a mais.

Conforme Luiz Lobo, integrante técnico da SEI, “as cinco altas sucessivas recentes do indicador de confiança do empresariado baiano foram suficientes não somente para suplantar o recuo observado ao longo do primeiro trimestre deste ano como também conduzir a confiança ao patamar mais elevado desde fevereiro do ano passado”.

O indicador abaixo de zero revelado no mês, no entanto, significou a permanência do pessimismo no meio empresarial baiano pela 18ª vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, permaneceu na zona de Pessimismo Moderado pela quarta vez seguida.

Para Lobo, “ao se somar às altas ocorridas nos meses anteriores, o aumento mensal de agora reforçou a trajetória de recuperação da confiança, ampliando as chances de repercutir algum nível de otimismo em breve”.

O avanço no nível de confiança de julho a agosto não aconteceu de forma generalizada, visto que não foi realidade para uma das quatro atividades. Enquanto Agropecuária, Serviços e Comércio exibiram alta em seus indicadores, a Indústria experimentou contração. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, por outro lado, todos os setores apresentaram expansão.

Do conjunto avaliado, os itens juroscrédito e abertura de unidades apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis PIB nacionalPIB estadual e vendas foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de agosto pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Veja também

PF faz operação que apura desvio de verba de projetos financiados pela Finatec e pelo CNPq

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Klopês, com o objetivo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!