sábado 4 de maio de 2024
Home / NEGÓCIOS / Petrobras vai perfurar 11 poços na Bahia
quarta-feira 2 de janeiro de 2019 às 14:04h

Petrobras vai perfurar 11 poços na Bahia

NEGÓCIOS


Embora saiba que licenças fora da Bacia de Campos e Santos são complicadas, a empresa quer perfurar na Bahia e tem outro pedido em Sergipe.

A Petrobras entrou com um pedido de licenciamento para perfuração de 11 poços nas áreas dos blocos exploratórios BM-J-4 (J-M-3, J-M-5, J-M-63, J-M-115 e J-M-165), adquiridos na 5a rodada de licitações da ANP e BM-J-5 (J-M-59 e J-M-61), adquirido na 6a rodada. Os blocos estão localizados nas águas profundas da Bacia de Jequitinhonha, em Canavieiras, extremo sul da Bahia.

A empresa já definiu que a base de apoio marítima prevista será o porto de Ilhéus e a base de apoio aérea será o aeroporto de Ilhéus também no sul da Bahia e alternativamente, pode ser utilizado o aeroporto de Salvador.

A perfuração de poços offshore na Bahia não tem sido novidade para a Petrobras, Em setembro a companhia entrou com pedido de licenciamento no Ibama de quatro novos poços de produção no campo de Manati, em águas rasas da Bacia de Camamu, no litoral do estado.

A função destes poços é aumentar a produção do campo de Manati em 1,4 milhão de m³ de gás natural por dia e compreende na complementação da malha de drenagem do campo, chamado de BA3340.

Petrobras x Ibama

A Petrobras está há uma década em um processo de licenciamento de poços para revitalização de campos em águas rasas em Sergipe, porém sem sucesso. O que comprova a dificuldade de se obter licenciamento para perfuração de poços, quando o assunto não são as bacias de Campos e Santos.

Vale lembrar que o Ibama indeferiu o pedido de licença ambiental feito pela francesa Total, para atividades de perfuração nos blocos da Foz do Amazonas FZA-M-57, 86, 88, 125 e 127, segundo divulgou o órgão ambiental o motivo da recusa foi “um conjunto de problemas técnicos identificados ao longo do processo de licenciamento”.

Veja também

Por que investir no setor mineral no Brasil?

Apesar dos avanços recentes, ainda há muito a se fazer para atrair o interesse dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas