domingo 3 de julho de 2022
Home / POLÍTICA / ‘O caminho lógico para o PT é apoiar Ciro Gomes’

‘O caminho lógico para o PT é apoiar Ciro Gomes’

Foto: Reprodução/Twitter
sexta-feira 6 de abril de 2018 às 18:30h

Com a iminente prisão de Lula após o Supremo Tribunal Federal  negar o habeas corpus ao ex-presidente, as possibilidades do petista seguir na disputa eleitoral tornam-se cada vez mais remotas. Primeiro colocado nas pesquisas, ele terá grandes dificuldades de convencer a Justiça Eleitoral de que pode concorrer. Se for preso e o STF não julgar o tema das prisões em segunda instância, ele também não poderá fazer campanha e cruzar o Brasil, como tem feito em suas caravanas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por analisar a legalidade das candidaturas, só poderá barrar a possível chapa de Lula com base na lei da Ficha Limpa – que proíbe réus condenados por colegiados de participar do pleito -, depois do dia 15 de agosto, quando se encerra o período para o registro de candidatos. O prazo de análise pelo TSE poderá se arrastar até 17 de setembro.

Até o momento, o PT e o próprio Lula não sinalizaram uma outra candidatura que não seja a do ex-presidente. O partido afirma que insistirá na reversão do processo até que todas as etapas judiciais sejam vencidas. A defesa de Lula ainda pode recorrer da decisão do Supremo Tribunal de Justiça e no próprio STF, que negou o habeas corpus. Outra possibilidade é pressionar o Supremo para julgar as ações diretas de constitucionalidade sobre as prisões em segunda instância.

Fora da campanha, Lula tem o apoio de 37% do eleitorado, segundo a última pesquisa realizada pelo DataFolha. De acordo com cientista político pela Fundação Getúlio Vargas Cláudio Couto, o caminho mais lógico para ocupar este vazio hoje é o PT e o próprio Lula apoiarem Ciro Gomes (PDT). “Ciro sempre foi aliado de fato do partido, e está muito mais próximos das posições políticas e econômicas do PT que qualquer outra candidatura”, afirma Couto.

Veja também

‘Uma maravilhosa folia política que só pode ocorrer mesmo na Bahia’

“Como se fosse um encontro casual no carnaval baiano, abracei Simone Tebet e Roberto Freire …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!