segunda-feira 29 de novembro de 2021
Home / NOTÍCIAS / Hoje é o Dia do Engenheiro Civil
segunda-feira 25 de outubro de 2021 às 15:12h

Hoje é o Dia do Engenheiro Civil

NOTÍCIAS, TURISMO


Nesta segunda-feira, 25 de outubro, comemora-se o Dia do Engenheiro Civil. Profissionais importantes para a construção de residências e edifícios necessários para a nossa existência como, por exemplo, hospitais e escolas, eles merecem todo o nosso respeito.

A Engenharia Civil compreende a concepção, o projeto, a construção e a manutenção de todos os tipos de infraestruturas e estruturas necessárias para o bem-estar das pessoas e desenvolvimento da sociedade. Por meio da Engenharia Civil que projetamos e construímos nossas cidades, impulsionando o crescimento e o avanço da sociedade. Devido aos crescentes desafios sócio-ambientais por todo o planeta, cada vez mais são necessários profissionais de engenharia bem qualificados.

O que é engenharia civil

Engenharia Civil é uma das principais profissões responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade. É a disciplina especializada na prática de projetar, construir e melhorar a infraestrutura.

Está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas como: pontes, usinas, barragens, túneis, ferrovias, dentre outras. Também é função dela garantir a inspeção, a análise e a manutenção para preservação das estruturas construídas.

A principal área de atuação da engenharia civil é a construção civil.

Engenharia deriva do latim ingenius (in, “dentro”; genius “divindade que preside em cada um”), já a palavra civil está ligada a “cidadão”. Com isso, engenharia civil nada mais é do que a aplicação de métodos científicos ou empíricos a utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano.

História da Engenharia Civil

O conceito de engenharia existe desde que o homem desenvolveu invenções como a polia, a alavanca e a roda, mas as primeiras construções da engenharia civil são as pirâmides do Egito, (que surgiram entre 4.000 e 2.000 a.C.). A partir daí, o desenvolvimento de sistemas construtivos e o uso de novos materiais levaram ao surgimento das Muralhas da China, o Partéon, os aquedutos, pontes e barragens romanas, e muitas outras grandes obras.

Veja também

Policial ameaça “acabar com a vida” de ex-namorados e é presa

Uma carta encontrada com a agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Rafaela Luciane …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!