sábado 18 de maio de 2024
Jair Bolsonaro cumprimenta presidente russo, Vladimir Putin, durante cúpula do G20 em Osaka, Japão - 28/06/2019 Alan Santos/PR
Home / Mundo / MUNDO / Governo da Rússia pede apoio ao Brasil para ajudar a combater sanções ocidentais
sexta-feira 15 de abril de 2022 às 12:43h

Governo da Rússia pede apoio ao Brasil para ajudar a combater sanções ocidentais

MUNDO, NOTÍCIAS


A Rússia pediu ao Brasil apoio do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e do grupo G20 das principais economias para ajudá-lo a combater as sanções paralisantes impostas pelo Ocidente desde que invadiu a Ucrânia , de acordo com uma carta vista pela Reuters.

O ministro da Fazenda da Rússia, Anton Siluanov, escreveu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo o “apoio do Brasil para evitar acusações políticas e tentativas de discriminação em instituições financeiras internacionais e fóruns multilaterais”.

“Nos bastidores, o trabalho está em andamento no FMI e no Banco Mundial para limitar ou até expulsar a Rússia do processo de tomada de decisão”, escreveu Siluanov. Ele não detalhou os obstáculos à participação russa nessas instituições, e suas alegações não puderam ser verificadas de forma independente.

A carta foi datada de 30 de março e retransmitida ao ministro brasileiro pelo embaixador da Rússia em Brasília na quarta-feira.

“Como você sabe, a Rússia está passando por um período desafiador de turbulência econômica e financeira causada por sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados”, disse o ministro russo.

Questionado sobre a carta, Erivaldo Gomes, secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia brasileiro, indicou que o Brasil gostaria que a Rússia continuasse nas discussões em organismos multilaterais.

“Do ponto de vista do Brasil… manter o diálogo aberto é essencial”, disse. “Nossas pontes são os órgãos internacionais e nossa avaliação é que essas pontes precisam ser preservadas.”

Veja também

ACM Neto aponta qual ‘único caminho’ para direita e centro-direita ganharem em 2026

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, conversou com um grupo de investidores nesta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas