segunda-feira 13 de maio de 2024
Foto divulgada pelos militares americanos mostra aeronave partindo para atacar alvos no Iêmen - Foto: US Central Command via X/REUTERS ANÚNCIO
Home / Mundo / MUNDO / EUA e Reino Unido lançam novos ataques contra Houthis
domingo 4 de fevereiro de 2024 às 07:05h

EUA e Reino Unido lançam novos ataques contra Houthis

MUNDO, NOTÍCIAS


As Forças Armadas dos Estados Unidos e do Reino Unido lançaram neste sábado, 3, novos ataques aéreos contra alvos Houthis no Iêmen. As ações ocorreram na sequência de bombardeios iniciados na sexta-feira contra alvos ligados ao Irã na Síria e no Iraque.

De acordo com autoridades americanas e britânicas, os ataques, a partir de plataformas aéreas e de superfície, atingiram pelo menos 36 alvos em 13 localidades.

Os alvos incluíram uma instalação subterrânea de armazenamento de armas, centros de comando e controle, além de armamentos usados pelos rebeldes para atingir rotas marítimas internacionais no Mar Vermelho.

De acordo com comunicado conjunto das forças dos dois países, as ações foram “proporcionais e necessárias” para comprometer a capacidade dos houthis de realizarem novos ataques.

Mais cedo, em um outro comunicado divulgado nas redes sociais, o Comando Militar Central dos Estados Unidos confirmou que foram realizados ataques “de autodefesa contra seis mísseis de cruzeiro dos houthis preparados para serem lançados contra navios no Mar Vermelho”.

“As forças dos EUA identificaram os mísseis de cruzeiro em áreas controladas pelos houthis no Iêmen e determinaram que eles apresentavam uma ameaça iminente aos navios da Marinha dos EUA e embarcações mercantes da região. Essa ação protegerá a liberdade de navegação e fará as águas internacionais mais seguras para a Marinha dos EUA e navios mercantes.”

EUA atacam alvos ligados ao Irã na Síria e no Iraque

Os bombardeios de sexta-feira dos Estados Unidos na Síria e no Iraque provocaram quase 40 mortes.

Em um comunicado, os militares americanos afirmaram que os alvos, usados pela Guarda Revolucionária do Irã, incluíram centros de comando e controle, armazéns de foguetes, mísseis e drones, centros logísticos e locais de distribuição de munição.

As ações ocorrem como retaliação à morte de três militares americanos na Jordânia, na semana passada. Os EUA responsabilizaram o Irã pelos ataques.

Veja também

Obras de contenção de enchentes se arrastam por décadas na Bahia e outros estados

Apesar dos anúncios de verbas emergenciais por parte dos governos federal e estaduais para lidar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas