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quinta-feira 27 de julho de 2023 às 19:45h

Empresas brasileiras elevam índice de investimento em digitalização

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O índice de digitalização dos negócios entre empresas brasileiras somou 120,7 pontos no segundo trimestre, alta de 2,8 pontos, em relação ao primeiro trimestre de 2023. Já na comparação com o segundo trimestre de 2022 houve queda de 0,4 ponto.

Os dados fazem parte de acordo com Daniela Braun, no jornal Valor, da “Sondagem sobre Transformação Digital nas Empresas Brasileiras” realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O índice medido junto a 4 mil empresas brasileiras, varia de 0 a 200 pontos. Segundo a ABDI, um índice acima de 100 pontos é considerado uma aceleração nos investimentos em digitalização. Abaixo de 100 pontos, o indicador mostra retração.

O aumento na pontuação das empresas brasileiras se deve a um contexto de queda da inflação, do desemprego e dos juros futuros, explica a ABDI.

Das empresas pesquisadas, 24,2% relataram um aumento nos investimentos em digitalização no segundo trimestre, ante 23,1% no primeiro trimestre. Um ano antes, segundo trimestre de 2022, 23% informaram terem elevado os investimentos em digitalização.

“Com isso, as estratégias de transformação digital adotadas pelos empreendedores incluem implementação e/ou operação de softwares de gestão, de software de gerenciamento de clientes (CRM, na sigla em inglês), digitalização de processos, análise de dados, vendas on-line, postagens e interação com os clientes em redes sociais”, informa a agência.

O levantamento mostra ainda que 50,9% das empresas mantiveram estáveis os recursos e 21,4% não realizaram investimentos em tecnologia no segundo trimestre.

Quanto aos investimentos em digitalização previstos para o terceiro trimestre, 22% pretendem elevar, 52,5% manter e 23,1% não pretendem investir nesta área. Os 2,4% restantes devem diminuir os valores investidos em digitalização.

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) encerraram o segundo trimestre com um índice positivo de 111 pontos, crescimento de 4 pontos na comparação com o primeiro trimestre. No segundo trimestre de 2022, a pontuação foi ligeiramente superior, em 111,2 pontos.

Segundo a sondagem, a pontuação das MPEs é relevante, ainda que habitualmente registre elevação mais tímida quando comparada aos dados das empresas no geral.

Entre as MPEs, 15,2% indicam que aumentaram os investimentos em digitalização no segundo trimestre, enquanto 33,5% não aumentaram em digitalização no segundo trimestre.

Os setores de comércio e serviços foram os responsáveis pela alta do indicador geral de investimentos em digitalização nas empresas brasileiras, com elevação nos investimentos em digitalização de 21,6%, em comércio, e de 21,8%, em serviços, no segundo trimestre, ante os primeiros três meses do ano.

Já nos segmentos de construção e na indústria de transformação, os investimentos em digitalização recuaram 9,7% e 30,7%, respectivamente.

A indústria registrou uma retração de 4,9 pontos, passando de 131,2 para 126,3 pontos no segundo trimestre de 2023, em relação ao primeiro trimestre.

Para Igor Calvet, presidente da ABDI, “manter a constância de investimentos em recursos tecnológicos no Brasil seguirá sendo um desafio a ser perseguido”.

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