segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / ELEIÇÕES 2024 / Disputa eleitoral em Manaus tem empate entre atual prefeito e deputado federal, diz a Paraná Pesquisas
terça-feira 16 de abril de 2024 às 08:50h

Disputa eleitoral em Manaus tem empate entre atual prefeito e deputado federal, diz a Paraná Pesquisas

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Na corrida eleitoral pelo governo municipal de Manaus, o atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) protagonizam um embate acirrado, revela levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 10 e 15 de abril, divulgado nesta terça-feira (16).

De acordo com a sondagem, David Almeida detém 29,3% das intenções de voto, enquanto Amom Mandel registra 25,9%. Com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos encontram-se em situação de empate técnico.

Este cenário evidencia o crescimento de Mandel, um jovem de apenas 23 anos, em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, que agora disputa palmo a palmo com Almeida, que possui 55 anos de idade. Na pesquisa anterior, realizada em novembro de 2023 pelo Paraná Pesquisas, o prefeito liderava com 38,5% das intenções de voto, enquanto seu oponente registrava 23,3%.

Além dos dois protagonistas, a pesquisa revela a presença de outros candidatos na corrida eleitoral. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) aparece com 11,5% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com 7,6%, e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), com 6,3%. Alberto Neto conta com o apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto Ramos migrou do PSD para o PT neste mês, em um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na sequência da disputa, conforme apontado pela pesquisa, encontram-se a advogada Maria do Carmo Seffair (Novo), com 2,9% das intenções de voto, e o deputado estadual Wilker Barreto (PMN), com 2,5%. Um percentual significativo de eleitores (8,3%) declarou a intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 5,9% não souberam ou não responderam.

David Almeida possui uma extensa trajetória política no estado, tendo sido deputado estadual de 2007 a 2018 e presidente da Assembleia Legislativa. Sua maior conquista ocorreu na eleição de 2020, quando venceu a disputa pela prefeitura contra um dos principais líderes políticos do estado, o ex-governador Amazonino Mendes. Além disso, Almeida assumiu interinamente o cargo de governador do Amazonas entre maio e outubro de 2017, devido à cassação do titular do cargo, José Melo de Oliveira. O atual prefeito já foi filiado a seis partidos políticos ao longo de sua carreira: PSL, PAN, PMN, PSD, PSB e, atualmente, Avante.

Economia

Por sua vez, Amom Mandel, que era vereador em Manaus desde 2021, tornou-se o deputado federal com a maior votação proporcional do país no ano seguinte, conquistando 288.555 votos, correspondentes a 14,5% do total de votos válidos no Amazonas. Este feito foi alcançado com apenas um segundo de tempo na propaganda eleitoral na TV, utilizando o bordão “Beba água”. Mandel está em seu segundo partido político, após ter militado no Podemos.

David Almeida conta com uma boa aprovação de seu mandato como prefeito, com 59,9% de aprovação e 35,6% de desaprovação entre os habitantes de Manaus. No entanto, esses números apresentaram queda em relação à pesquisa anterior, realizada em novembro, quando sua aprovação era de 66,9% e sua desaprovação, de 29,7%. Um ponto de atenção para Almeida é sua taxa de rejeição, que atinge 27,3% dos eleitores entrevistados, a mais alta entre os pré-candidatos.

Por outro lado, o principal adversário de Almeida, Amom Mandel, é rejeitado por 15,1% dos entrevistados, indicando uma menor resistência por parte do eleitorado em relação ao seu nome.

Veja também

Exército Brasileiro comemora 79 anos do cerco na Itália

O Exército Brasileiro celebrou neste último domingo dia 28 de abril, o 79º aniversário da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas