quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Deputado pede na AL-BA inclusão da sede da ‘Sociedade Protetora dos Desvalidos’ em roteiro turístico
segunda-feira 16 de maio de 2022 às 14:25h

Deputado pede na AL-BA inclusão da sede da ‘Sociedade Protetora dos Desvalidos’ em roteiro turístico

NOTÍCIAS


Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Jacó (PT) pediu ao governador Rui Costa (PT) a inclusão da sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos no roteiro turístico da Secretaria de Turismo da Bahia. Localizada no Largo do São Francisco (Pelourinho), num belo e conservado casarão azul, a SPD foi fundada há 190 anos, sob a liderança de Manoel Victor Serra.

Ao justificar o pedido, o parlamentar explica que a SPD teve um papel destacado na luta pelo fim da escravidão e na assistência aos recém-libertos.

“Na terceira década do século XIX, um grupo de negros livres, inspirado nos ideais de solidariedade, fraternidade e caridade, agremiou-se com o propósito de angariar e poupar recursos econômico-financeiros, visando dentre outras providências efetuar compra de cartas de alforria para negros escravizados, prevenir e evitar situações de indigências de seus familiares, extensivos a outras pessoas, como atitudes filantrópicas”, relatou o deputado, do documento.

Segundo ele, em função do modelo de realidade social e legal da época, que proibia aos negros, mesmo livres, o gozo da plena cidadania, não era permitido a eles constituir sociedades civis. “Os fundadores estabeleceram então uma devoção na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, a qual deram depois a denominação da Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, formalizada em 16 de setembro de 1832”, contou.

Veja também

Plano nacional de prevenção de desastres, previsto em lei de 2012, deve ser lançado só este ano

Previsto em lei federal desde 2012, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDC) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas