quarta-feira 19 de junho de 2024
Os criminosos geralmente aproveitam que alguns idosos são alvos mais fáceis para esse tipo de golpe (Crédito: Agência Brasil)
Home / INSS / Novo teto de juros do crédito consignado do INSS já está em vigor; entenda
quarta-feira 8 de maio de 2024 às 06:34h

Novo teto de juros do crédito consignado do INSS já está em vigor; entenda

INSS, NOTÍCIAS


O novo teto de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 1,68% ao mês, já está em vigor. Para operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício a taxa ficou em 2,49% ao mês.

Esta é a sétima redução da taxa máxima desde o início do governo Lula, e vem na esteira da redução da Selic, a taxa básica de juros da economia, atualmente em 10,75% ao ano.

O corte foi aprovado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em 24 de abril.

Segundo o Ministério da Previdência Social (MPS), esse movimento de queda nos juros do consignado já reflete na taxa média cobrada pelos bancos no empréstimo para beneficiários do INSS, que recuou para 22,4% ao ano em março (1,70% ao mês), o menor nível desde novembro de 2021, quando o juro médio estava em 21,3% ao ano.

Como funciona o consignado

Nessa modalidade de empréstimo, as as prestações são descontadas diretamente do benefício.

Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

O empréstimo pode ser pago em até sete anos e os juros são limitados, o que significa que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não mais do que o teto de juros.

Pesquise a menor taxa

Dentro da plataforma do INSS é possível realizar uma busca para encontrar a menor taxa cobrada entre os bancos. Confira como fazer:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  • Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
  • Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
  • Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

Veja também

Vladimir Putin agradece apoio de Kim Jong-Un a ofensiva russa na Ucrânia causando receio ao mundo sobre visita à Coreia do Norte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou, nesta terça-feira (18), à Coreia do Norte e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!