O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na Argentina para participar, nesta sexta-feira (8), da posse de Javier Milei como presidente do país vizinho. A ascensão oficial do ultraliberal ao cargo vai acontecer em Buenos Aires.
Bolsonaro está em solo argentino ao lado de uma comitiva de lideranças da direita brasileira, como a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O grupo se reuniu com Milei antes da cerimônia de posse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não viajou até a Argentina, designou o chanceler Mauro Vieira para representá-lo.
Em 20 de novembro, um dia após a vitória de Milei sobre o peronista Alberto Fernández, Bolsonaro conversou com o aliado por videoconferência.
“Você tem um trabalho muito grande pela frente. O trabalho vai para fora da Argentina. Você representa muito para nós democratas e amantes da liberdade. Representa muita coisa para o Brasil. Tenha certeza: tudo que for possível fazer por você, estarei à disposição. Deus vai te iluminar e proteger. Você fará um grande governo”, disse, à ocasião.