terça-feira 14 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Edvaldo Brito é homenageado pelo TRE-BA em tributo a Mandela
terça-feira 19 de novembro de 2019 às 18:45h

Edvaldo Brito é homenageado pelo TRE-BA em tributo a Mandela

POLÍTICA


O vereador teve sua trajetória enaltecida durante as comemorações do TRE para o Dia da Consciência Negra

O jurista, professor e vereador Edvaldo Brito (PSD) foi uma das três personalidades homenageadas, nesta última segunda-feira (18), na solenidade Tributo a Mandela, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Brito recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins pelos seus mais de 60 anos em sala de aula ensinando Direito e exemplo à sociedade.

No discurso, o vereador destacou a sua origem humilde, as dificuldades para estudar e a necessidade de políticas afirmativas para que os negros possam ascender socialmente. Chamou a atenção para a cultura baiana, que “enaltece a negritude na literatura, na música e nas demais artes quando o interesse é ganhar dinheiro, mas no dia a dia a realidade é cruel, com muita discriminação e negação”.

O parlamentar recordou que nos primeiros concursos dos quais participou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade São Paulo (USP), conquistou as maiores notas, e, no entanto, foi preterido por ser negro. Destacou também a sua luta para a valorização e o reconhecimento das religiões de matriz africana e relembrou o encontro com Nelson Mandela no Palácio do Planalto, em 1998.

“Foi o sonho de uma lavadeira de roupas que me fez chegar até aqui, a estar nesta mesa, nesta solenidade ao lado de tantos ilustres que também defendem a promoção da igualdade racial, como o ministro Ricardo Lewandowski, que teve um voto exemplar na relatoria das ações que contestavam as cotas raciais, e o professor de Harvard, Mark Tushnet, um especialista em políticas afirmativas, meus colegas nesta homenagem”, concluiu Brito, que foi aplaudido de pé.

Veja também

‘Pacificação do País não aconteceu por falta de vontade de Lula e da oposição’, diz Temer

Três vezes presidente da Câmara dos Deputados e presidente da República após um conturbado processo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas