A vereadora Marta Rodrigues (PT) participou, nesta última quarta-feira (30), do 1º Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia, no Centro de Formação em Salvador (CTN), localizado atrás do Parque de Exposições.
Segundo Marta, o evento foi de extrema importância para discutir a política nacional e estadual de resíduos sólidos, que tem sido menosprezada pelo atual governo federal. “Precisamos valorizar essa política, estabelecida pela Lei 8.666 de 2013, que fomenta as cooperativas e associações de catadores a fazer um trabalho importante para o meio ambiente”, declarou a vereadora.
No evento, que recebeu cooperativas de diversos lugares do estado, a questão da valorização desses trabalhadores, a erradicação dos lixões e o fortalecimento da coleta seletiva como política pública de geração de trabalho e renda foram temas principais durante o debate. “Precisamos pressionar o governo para fazer valer a política nacional de resíduos sólidos. Se fala muito de meio ambiente, mas se esquecem que a coleta seletiva é fundamental para ele. O protagonista dessa história é o catador”, acrescentou. O encontro acontece entre os dias 30 e 31.
Projetos
Na ocasião, Marta aproveitou para apresentar alguns de seus projetos que abordam melhorias para a categoria. Um deles é o Projeto de Lei 129/2017, que inclui à lei que cria a Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (8915/2015). Outro projeto apresentado pela vereadora é o de resolução (3/2017), que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pela Câmara Municipal, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
“Também cobramos da prefeitura esclarecimentos sobre em que estágio se encontra a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Salvador e qual sua previsão de conclusão, para que o mesmo possa ser implementado”, destacou.