Deputados bolsonaristas protocolaram nesta sexta-feira no Tribunal de Haia uma representação contra o presidente Lula da Silva (PT) por posicionamentos sobre a atuação de Israel na Faixa de Gaza. A corte, também conhecida como Tribunal Penal Internacional, é o principal colegiado internacional responsável por julgar pessoas acusadas de genocídio e crimes contra a humanidade.
O documento, assinado por 68 parlamentares, foi capitaneado pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) diante de fala de Lula que “fomenta o discurso de ódio e o antissemitismo”:
“É inadmissível e irresponsável comparar situações incomparáveis, especialmente considerando o direito legítimo de Israel de se proteger e se defender. Declarações como as proferidas pelo presidente Lula apenas fomentam o discurso de ódio e o antissemitismo”, defendem, no documento.
No último fim de semana, o presidente comparou a atuação de Israel dentro da Faixa de Gaza envolvendo as mortes do povo palestino com o Holocausto.
— Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus — afirmou Lula durante encontros da União Africana.