segunda-feira 6 de maio de 2024
Home / POLÍTICA / Vereadora Ireuda defende mais negros na política
quarta-feira 11 de setembro de 2019 às 17:12h

Vereadora Ireuda defende mais negros na política

POLÍTICA


A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente do colegiado da Reparação na Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), acredita que é de suma importância que haja maior número de candidaturas negras nas eleições de 2020.

Para a vereadora, é contraditório que a capital baiana, cidade mais negra fora do continente africano, tenha tão poucos representantes negros no Legislativo e no Executivo.

“O pouco número de candidaturas e, consequentemente, de representantes negros no Executivo e no Legislativo não são obra do acaso, mas resultado de um processo de exclusão histórica. Assim como sempre estiveram à margem do sistema de educacional, do mercado de trabalho formal, da economia e até de direitos básicos, a parcela negra da sociedade também ficaram de fora do sistema representativo”, avalia Ireuda.

A vereadora defende que os partidos devem reservar cotas de financiamento para candidaturas negras, semelhantes aos 30% de candidaturas femininas. “Lutar por mais candidaturas negras também é uma forma de promover reparação e fortalecer a democracia. As movimentações que existem em defesa de mais candidatos negros nas eleições do ano que vem, incluindo para a prefeitura de Salvador, são legítimas e condizentes com a realidade da nossa cidade, em que mais de 80% da população é negra, mas é marcada pelo racismo estrutural e por um dos maiores índices de desigualdade social do país”, finaliza.

Veja também

Bolsonaristas veem esquerda em modo analógico após Lula dizer que ato de 1º de Maio em SP foi ‘mal convocado’

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliaram segundo o blog da Andréia Sadi, que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas