sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Um terço dos pré-candidatos ao Planalto desiste em semestre pré-eleição

Um terço dos pré-candidatos ao Planalto desiste em semestre pré-eleição

terça-feira 15 de maio de 2018 às 18:20h

Um levantamento publicado nesta terça-feira (15) no jornal Folha de SP indica que a desistência de nomes que apareciam com votação expressiva em pesquisas eleitorais, como o apresentador Luciano Huck e o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, são comuns em anos de eleição.

A pesquisa indica que cerca de um em cada três candidatos desiste do pleito nos seis meses anteriores à votação. Os motivos para tal decisão vão desde falta de apoio político a problemas pessoais.

De acordo com a reportagem, a expectativa é de que mais integrantes do grupo de 18 pré-candidatos desistam da corrida ao Palácio do Planalto. Entre os mais prováveis desistentes, estão o presidente Michel Temer (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e o empresário Guilherme Afif Domingos (PSD). Em comum, os três têm baixos níveis de popularidade nas pesquisas de opinião.

Outro possível desistente é o ex-ministro Henrique Meirelles, que vem investindo do próprio bolso para se viabilizar como candidato.

Na série história analisada pelo jornal, 2002 foi o ano desde a redemocratização que mais registrou desistências: metade dos pré-candidatos desistiram da disputa antes do pleito; por outro lado, em 1998 apenas Levy Fidelix, do PRTB, não participou da eleição após ser cotado ao cargo.

Veja também

Ciro Gomes diz que “PT virou uma organização criminosa” com acordos com facções

Na última quarta-feira (24), durante uma entrevista ao jornal Jangadeiro, o ex-candidato à presidência Ciro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas