A mulher do argentino Diego Hernan Dirísio, considerado pela Polícia Federal como o maior contrabandista de armas da América do Sul, é apontada pela investigação como parte importante do esquema criminoso. Segundo a polícia, Julieta Vanessa Nardi Aranda, nascida em Assunção, no Paraguai, é vice-presidente da International Auto Suply – IAS, empresa do casal que encabeça o esquema criminoso do tráfico internacional de armas.
Além de Diego Dirísio, apelidado de Senhor das Armas no Paraguai, Julieta é considerada agora foragida. Ele é alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (5). Dirísio comprava armas fabricadas em países como Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia, para revender a criminosos brasileiros.
Na decisão judicial que autorizou a operação policial internacional deflagrada nesta terça-feira (5), há um capítulo chamado “NÚCLEO CENTRAL DA ORCRIM” (Organização Criminosa).
Julieta é tratada com grande destaque:
- “As investigações revelaram que Julieta Nardi possui as seguintes tarefas na ORCRIM: auxiliar Diego Dirísio nas negociações com os fabricantes de armas;
- defender os interesses da IAS nos assuntos que envolvem os registros de compra e vendas de armas junto à DIMABEL (órgão militar de controle de armas no Paraguai);
- acompanhar os pagamentos realizados pela IAS-PY aos fabricantes de armamentos;
- movimentar as redes sociais; e monitorar as apreensões de armas no Brasil.”
- Outro trecho reproduzido de relatório da PF afirma:
“Julieta Vanessa Nardi Aranda importa grande quantidade de armas da Europa e as revende no mercado ilícito, especialmente para grupos criminosos sediados em Ciudad Del Este/PY (núcleo intermediários), para abastecimento de facções criminosas brasileiras. Através do afastamento de sigilo de dados de Julieta, foi possível visualizar as mensagens e imagens trocadas entre Julieta e Dirísio. Observa-se que Julieta participa ativamente das tratativas para aquisição das armas, inclusive, contatando os fornecedores.”
O trabalho policial vai além e faz menção a situações específicas nas negociações milionárias envolvendo armamento pesado:
“Além de negociar armas, Julieta acompanha a etapa do pagamento dos fabricantes bélicos, que não é feita de forma lícita. Inclusive, ao que tudo indica, Julieta acompanhou o processo de transferência de dinheiro para a Croácia e as dificuldades que Dirísio enfrentou para encontrar um doleiro que garantisse a transferência de valores e, assim, garantir a continuidade do empreendimento.”