quinta-feira 22 de fevereiro de 2024
Diego Dirisio e a mulher Julieta Vanessa Nardi Aranda — Foto: Polícia Federal
Home / Mundo / MUNDO / Segundo a PF Mulher do ‘Senhor das Armas’ é chave em esquema de tráfico internacional
quarta-feira 6 de dezembro de 2023 às 06:03h

Segundo a PF Mulher do ‘Senhor das Armas’ é chave em esquema de tráfico internacional

MUNDO, NOTÍCIAS


A mulher do argentino Diego Hernan Dirísio, considerado pela Polícia Federal como o maior contrabandista de armas da América do Sul, é apontada pela investigação como parte importante do esquema criminoso. Segundo a polícia, Julieta Vanessa Nardi Aranda, nascida em Assunção, no Paraguai, é vice-presidente da International Auto Suply – IAS, empresa do casal que encabeça o esquema criminoso do tráfico internacional de armas.

Além de Diego Dirísio, apelidado de Senhor das Armas no Paraguai, Julieta é considerada agora foragida. Ele é alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (5). Dirísio comprava armas fabricadas em países como Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia, para revender a criminosos brasileiros.

Na decisão judicial que autorizou a operação policial internacional deflagrada nesta terça-feira (5), há um capítulo chamado “NÚCLEO CENTRAL DA ORCRIM” (Organização Criminosa).

Julieta é tratada com grande destaque:

  • “As investigações revelaram que Julieta Nardi possui as seguintes tarefas na ORCRIM: auxiliar Diego Dirísio nas negociações com os fabricantes de armas;
  • defender os interesses da IAS nos assuntos que envolvem os registros de compra e vendas de armas junto à DIMABEL (órgão militar de controle de armas no Paraguai);
  • acompanhar os pagamentos realizados pela IAS-PY aos fabricantes de armamentos;
  • movimentar as redes sociais; e monitorar as apreensões de armas no Brasil.”
  • Outro trecho reproduzido de relatório da PF afirma:

“Julieta Vanessa Nardi Aranda importa grande quantidade de armas da Europa e as revende no mercado ilícito, especialmente para grupos criminosos sediados em Ciudad Del Este/PY (núcleo intermediários), para abastecimento de facções criminosas brasileiras. Através do afastamento de sigilo de dados de Julieta, foi possível visualizar as mensagens e imagens trocadas entre Julieta e Dirísio. Observa-se que Julieta participa ativamente das tratativas para aquisição das armas, inclusive, contatando os fornecedores.”

O trabalho policial vai além e faz menção a situações específicas nas negociações milionárias envolvendo armamento pesado:

“Além de negociar armas, Julieta acompanha a etapa do pagamento dos fabricantes bélicos, que não é feita de forma lícita. Inclusive, ao que tudo indica, Julieta acompanhou o processo de transferência de dinheiro para a Croácia e as dificuldades que Dirísio enfrentou para encontrar um doleiro que garantisse a transferência de valores e, assim, garantir a continuidade do empreendimento.”

Veja também

Investimentos em infraestrutura e sustentabilidade são pautas que unem Brasil e Países Baixos

Ampliar o diálogo com parceiros internacionais para trazer mais investimentos aos portos e aeroportos brasileiros …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas