segunda-feira 13 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / “Se pudesse, passava a Petrobras para o Mourão”, ironiza Bolsonaro
segunda-feira 11 de outubro de 2021 às 11:07h

“Se pudesse, passava a Petrobras para o Mourão”, ironiza Bolsonaro

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Jair Bolsonaro comentou no último domingo (10) o aumento no preço dos combustíveis no país e disse em tom de ironia que, se pudesse, passaria o comando da Petrobras ao vice, o general Hamilton Mourão (PRTB).

O mandatário afirmou que não tem ingerência sobre a estatal petrolífera e reclamou de ser culpado pela alta dos valores.

“O dólar está diretamente ligado ao preço do combustível por lei. Eu tenho que cumprir a lei. Eu não mandei… Não é que eu não mandei, eu não mando na Petrobras. Eu quero… Se eu pudesse, eu passava a Petrobras para o Mourão administrar: ‘Olha, se aumentar combustível, quem manda é o Mourão’”, afirmou Bolsonaro em entrevista à imprensa em Guarujá (SP), onde passa o feriado prolongado.

“Eu indico o presidente, mas eu não posso segurar preço de combustível. Ou melhor, o presidente não pode segurar. Ele responde civil e criminalmente”, prosseguiu. “Então, quando se mexe na economia com notícias mentirosas, acontece isso: mexe no dólar. Quando sobe o petróleo brent lá fora, sou obrigado a mexer aqui dentro”, justificou.

A Petrobras anunciou, na sexta-feira (8/10), um reajuste de 7,2% no preço da gasolina e do gás de cozinha, que passou a valer a partir desse sábado (9). No acumulado do ano, a alta no preço do litro da gasolina na refinaria chega a 62%. No gás, o aumento alcança 48%.

Os valores cobrados nas bombas dos postos pressionaram a inflação, que atingiu 1,16% em setembro, maior alta para o mês desde o Plano Real. No sábado (9), a gasolina teve novo aumento.

Bolsonaro tem afirmado que não vai congelar preços de combustíveis “na canetada”. No domingo, ele reclamou da lei da paridade, que estipula que os preços da companhia devem seguir o mercado internacional.

“Está caro o combustível, ainda mais em um país que produz mais de 3 milhões de barris de petróleo, mas a legislação fala na paridade do preço lá de fora. Não precisava ser assim. Não temos um fundo compensador para a variante do preço do combustível e todo mundo paga essa conta. Eu não posso rasgar contratos”, assinalou.

Veja também

Tática para lidar com Bolsonaro e polarização divide lideranças do PT

Antes alinhados nos ataques diretos a Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula da Silva (PT) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas