segunda-feira 22 de julho de 2024
Foto: Lucas Moura/Secom
Home / DESTAQUE / Salvador tem o maior engajamento nas redes sociais entre todas as prefeituras do Brasil
quarta-feira 7 de fevereiro de 2024 às 11:02h

Salvador tem o maior engajamento nas redes sociais entre todas as prefeituras do Brasil

DESTAQUE, NOTÍCIAS, REDES SOCIAIS


A Prefeitura de Salvador teve o maior número de interações nas suas redes sociais entre todos os perfis de prefeituras do Brasil em 2023. O levantamento foi divulgado na terça-feira (6) pela Social Media Gov, empresa e plataforma que acompanha as métricas de engajamento digital das instituições públicas de todo o país e é uma referência do setor.

A pesquisa leva em consideração todas as reações dos usuários nas postagens realizadas nas redes sociais: visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários. Salvador teve quase 3 milhões de interações a mais do que a Prefeitura de Curitiba, que apareceu em segundo lugar. As prefeituras do Rio de Janeiro, de Manaus e do Recife aparecem em seguida no ranking.

Segundo a secretária de Comunicação (Secom) de Salvador, Renata Vidal, o trabalho da capital baiana é hoje uma referência nacional por conseguir se comunicar bem não só com as pessoas que moram em Salvador, mas também com turistas e com quem acompanha tendências das redes sociais. “O primeiro lugar da ‘Prefs’ no levantamento da Social Media Gov mostra a relevância do nosso trabalho não só em relação a outras prefeituras, mas também em meio a outras instituições públicas”, disse.

“Desde o começo da gestão do prefeito Bruno Reis a Secom tem o objetivo de interagir bem com o cidadão, de forma direta e com leveza. Dá para ver isso desde a vacinação da Covid-19, quando a comunicação foi fundamental para combater as notícias falsas e esclarecer o processo para as pessoas. A gente sempre procura falar com o público de uma forma que não seja maçante, que ajude a entender a importância dos serviços da cidade. Além de valorizar, sempre, o jeito como o baiano se comunica e ‘troca ideia’ com os outros”, completou Renata Vidal.

Segundo PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Secom, os temas que mais geram engajamento nos perfis da Prefeitura de Salvador são os relativos ao Carnaval e às festas populares da cidade, mas também aqueles que trazem campanhas de combate ao racismo, à violência contra a mulher, à LGBTfobia e à intolerância religiosa. As bandeiras do respeito e da valorização da diversidade são pilares da ‘persona’ que a capital baiana assume na comunicação institucional.

“A gente procura valorizar essa característica, que acreditamos ser típica da nossa cidade, que é o respeito às diferentes religiões, às várias formas de se viver, às diversas crenças. A gente valoriza a luta contra o racismo, contra a intolerância, contra a homofobia. Tudo isso é muito presente no trabalho de comunicação digital da Prefeitura e é por isso que a gente tem tanto envolvimento e consegue alcançar tantas pessoas. Além, é claro, de mostrar as belezas de Salvador, que é uma cidade única no mundo”, afirmou PV Bispo.

Em 2023, a Prefeitura de Salvador recebeu o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que reconhece as melhores práticas em redes sociais de órgãos públicos do Brasil. A Comunicação Digital da capital baiana foi premiada na categoria Influencer, que considera ações realizadas em parceria com influenciadores digitais.

A premiação foi entregue em Florianópolis como parte da 12ª edição do Redes WeGov, um dos maiores eventos de Comunicação Pública do país. A Prefeitura de Salvador foi a única entidade de governo municipal ou estadual do Nordeste a ser premiada.

Veja também

Maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Às 7h42 de 2 de junho de 2024, a enfermeira Carina Aguiar Pitanga Suares, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!