segunda-feira 20 de maio de 2024
Os senadores Davi Alcolumbre e Sergio Moro, e o advogado Cristiano Zanin (ao centro) Jorge William/ Edilson Dantas/Pablo Jacob
Home / DESTAQUE / Sabatina com Zanin na CCJ terá Sergio Moro, Flávio Bolsonaro e Do Val; confira a lista completa
quarta-feira 21 de junho de 2023 às 06:13h

Sabatina com Zanin na CCJ terá Sergio Moro, Flávio Bolsonaro e Do Val; confira a lista completa

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin não deve enfrentar problemas para conseguir o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa da análise no Senado, marcada para esta quarta-feira. Um levantamento do GLOBO, publicado no último dia 10, apontou que a maioria dos atuais titulares do colegiado vai votar a favor da nomeação e que até o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não planeja trabalhar contra a escolha do advogado.

Ainda assim, Zanin deve enfrentar questionamentos principalmente do senador Sérgio Moro (União-PR) no colegiado. O advogado e o ex-juiz federal estiveram em lados opostos na Operação Lava-Jato e agora voltarão a ficar frente a frente durante a sabatina. Advogado de Lula, Zanin atuou nos processos do petista no âmbito da Lava-Jato. Moro já disse, por exemplo, que a indicação “fere o espírito republicano”.

Zanin, por sua vez, optou por não buscar o ex-juiz em sua peregrinação pelo Senado, como mostrou a colunista Bela Megale. Desde o início do mês, quando foi indicado pelo presidente Lula ao STF, Zanin teve agendas com dezenas de senadores do governo e da oposição, incluindo o PL.

Outro a se opor publicamente à indicação foi o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Recentemente, ele se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal por um suposto plano de golpe e postagens antidemocráticas. Também já declararam votos contrários ao aval do advogado Plínio Valerio (PSDB-AM), Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).

A postura destes senadores de oposição é diferente da adotada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O senador, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, preferiu não responder ao GLOBO sobre qual será sua posição na enquete feita há pouco mais de uma semana. Ele já apontou ser positiva a escolha de Lula por um advogado e tem evitado fazer críticas públicas a Zanin.

No lado oposto, Zanin deve contar com a ajuda de parlamentares experientes como Renan Calheiros (MDB-AL) e Otto Alencar (PSD-BA) para evitar qualquer surpresa na comissão. O próprio presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), também já declarou apoio ao advogado.

Veja abaixo a lista completa de membros da CCJ e seu posicionamento no levantamento do GLOBO publicado no dia 10 de junho.

Placar da CCJ do Senado — Foto: Editoria de Arte

Placar da CCJ do Senado — Foto: Editoria de Arte

Como funciona o processo

A escolha do nome será avaliada pelo relator da votação, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), indicado pelo presidente da CCJ. Para ser aprovado na comissão, deve ter a maioria simples dos votos, publicados secretamente.

Independentemente do resultado na CCJ, o nome de Cristiano Zanin terá que passar, depois, pelo crivo do plenário do Senado. A indicação só será aprovada se tiver a anuência da maioria simples da Casa Legislativa, ou 41 dos 81 parlamentares, também em votação secreta.

Veja também

Ministério Público aciona construtora em razão de problemas estruturais em condomínio de Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, ajuizou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas