sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Projeto na AL-BA defende incentivo ao Etnoturismo em Comunidades Indígenas e Quilombolas da Bahia
sábado 9 de março de 2024 às 17:22h

Projeto na AL-BA defende incentivo ao Etnoturismo em Comunidades Indígenas e Quilombolas da Bahia

NOTÍCIAS


A deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a indicação ao governador solicitando esforços para o incentivo do Etnoturismo em Comunidades Indígenas e Quilombolas, com a finalidade de proporcionar a melhoria da estrutura e capacitação profissional dessas comunidades.

Segundo o IBGE (2022), a Bahia possui cerca de 229 mil indígenas no Estado, distribuídos em 39 municípios e 134 localidades, destacando-se como o segundo ente federativo com maior população indígena do Brasil. Em relação aos quilombolas, o IBGE (2022) indica que a Bahia tem a maior população autodeclarada quilombola do país.

“É basilar que o Estado da Bahia ofereça ações estruturantes para as populações indígenas e quilombolas no fomento de sua própria autonomia financeira e social. Dessa forma, auxiliar as comunidades com programas de capacitação profissional na seara turística e ambiental que são essenciais para ajudar na gestão e desenvolvimento do etnoturismo para esses povos”, disse.

No documento, a deputada disse que o objetivo da indicação também é investir na estrutura física das aldeias e quilombos da Bahia, ajudando na recuperação ou criação de centros culturais, cozinhas comunitárias, banheiros e dormitórios, visando receber o turista que visita e vivencia os costumes indígenas dentro do território.

Veja também

Histórico de navegação de atirador gera nova teoria sobre atentado a Trump

O agressor que tentou assassinar o ex-presidente americano Donald Trump durante um comício eleitoral na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!